O novo Ferrari F80 é o mais recente hiperdesportivo da marca italiana, pensado como sucessor direto do icónico LaFerrari. Desenvolvido com base na experiência de competição da Ferrari, especialmente no 24 Horas de Le Mans, o F80 é impulsionado por um motor V6 híbrido de 3.0 litros, com dois turbos elétricos e três motores elétricos adicionais, entregando um total de 1200 cv. Este arranjo permite uma aceleração impressionante de 0 a 100 km/h em apenas 2,15 segundos e uma velocidade máxima de cerca de 350 km/h, confirmando-o como o Ferrari de estrada mais potente de sempre.
O design do F80, marcado por referências à aerodinâmica da F1, incorpora elementos como uma asa traseira ativa e uma aerodinâmica adaptativa que gera até 1000 kg de força descendente a 250 km/h. A cabine apresenta um layout “1+” inspirado em monolugares, colocando o condutor numa posição central de destaque, com o passageiro discretamente recuado para otimizar o espaço e a experiência de condução.
Além do desempenho, a Ferrari enfatiza a inovação no design com um perfil baixo, materiais em fibra de carbono e uma integração única dos faróis numa viseira escura que contribui para a aerodinâmica. A carroçaria possui um contraste de cores entre a parte superior pintada e a fibra de carbono na parte inferior, reforçando o caráter técnico do modelo. Este foco na performance e design culmina num preço de cerca de 3,9 milhões de dólares, com uma produção limitada a apenas 799 unidades, prometendo exclusividade a seus futuros proprietários.
Com o F80, a Ferrari reforça o compromisso com a manutenção da tradição e inovação, oferecendo pela primeira vez um programa de manutenção de sete anos em um hiperdesportivo. Este modelo é uma declaração de futuro para a marca, posicionando-se como o novo topo de gama que encapsula décadas de experiência em tecnologia de ponta e performance, mantendo viva a herança do Cavallino Rampante.
Artigo por Rui Reis