O piloto português Ivan Domingues, um jovem de 18 anos, arranca a preparação para a temporada de 2025 do Campeonato FIA de Fórmula 3 com uma sessão de testes no Autódromo do Estoril, a 13 e 14 de fevereiro. O ensaio marca não só o seu primeiro contacto prolongado com um monolugar de Fórmula 3 como também um momento histórico para Portugal, que volta a ter um representante a tempo inteiro no Mundial de F3, 12 anos depois de António Félix da Costa.
A trabalhar com a Double R Racing, equipa britânica fundada por Kimi Räikkönen, Domingues foca-se na adaptação à categoria e na acumulação de quilómetros antes dos testes oficiais com a Van Amersfoort Racing (VAR), equipa pela qual disputará a temporada. “Já tive uma primeira experiência no final do ano passado, mas agora trata-se de ganhar o máximo de ritmo possível antes do arranque da época”, explica o piloto.
Os testes no Estoril servirão para aprimorar a preparação antes da sessão oficial de testes do Campeonato FIA de Fórmula 3, que decorre entre 19 e 21 de fevereiro em Barcelona. Aí, Ivan terá o primeiro contacto com o monolugar de 2025, que estreia alterações significativas ao nível dos pneus e do pacote aerodinâmico. “Quantos mais quilómetros acumular antes desse momento, melhor”, acrescenta.
Uma temporada exigente rumo à Fórmula 1
Ivan Domingues inicia a temporada oficial no Grande Prémio da Austrália, de 14 a 16 de março, naquela que será a sua estreia no calendário da F3. O campeonato acompanha o Mundial de Fórmula 1 em dez etapas, passando por circuitos icónicos como Mónaco, Silverstone e Monza, com cada fim de semana a contar com duas corridas – uma Sprint Race, com inversão das 12 primeiras posições da grelha, e a corrida principal.
Natural de Leiria, Ivan começou no karting aos 8 anos, destacando-se cedo a nível nacional. Em 2024, na Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA), impressionou como um dos melhores estreantes, subindo ao pódio por duas vezes. Em 2025, dá o salto para a F3, a principal antecâmara da Fórmula 1, mantendo como referências Ayrton Senna e Max Verstappen.
Para já, o foco está no Estoril, onde Ivan Domingues se prepara para os primeiros desafios da época, num circuito que conhece bem e que considera “mítico”.
Artigo por Rui Reis