O novo Flying Spur é, oficialmente, a berlina mais potente e rápida alguma vez lançada pela Bentley. Os números anunciados são mais típicos de um superdesportivo do que de um sedan de luxo, senão observe: são 782 cv de potência, 1000 Nm de binário e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Lançado inicialmente com o foco na performance da versão Speed, o novo Flying Spur é construído em torno do novo motor Ultra Performance Hybrid da Bentley. Num extremo, é capaz de uma condução serena e silenciosa em modo puramente elétrico até 76 km, ideal para zonas de emissões zero ou viagens urbanas, com emissões de CO2 90% inferiores às do anterior Flying Spur Speed.
Quando uma condução mais dinâmica é desejada, os 782 cv combinados do motor V8 da Bentley – 147 cv a mais do que o modelo anterior – e do motor elétrico oferecem uma performance sensacional, atingindo os 100 km/h em 3,5 segundos, meio segundo mais rápido do que o seu antecessor.
Uma nova jante de 22″ com dez raios inclinados está disponível em dois acabamentos (Grey Painted and Bright Machined, e Black Painted), juntamente com outros dois designs de jantes de 22″, disponíveis numa variedade de acabamentos pintados, Black Painted, Dark Tint e Pale Brodgar Satin.
Habitáculo hiper-luxuoso
As atualizações no interior aprimoram ainda mais o já requintado habitáculo do Flying Spur, com novas opções de costura, o revestimento em pele 3D Diamond estendido para as portas e pilares, e novos recursos de bem-estar, incluindo a ionização inteligente do ar e a opção de ajuste postural automático nos quatro assentos, oferecendo ainda mais possibilidades de personalização.
O revestimento tátil em pele 3D Precision Diamond cobre o interior das portas e os pilares B. Complementando os acabamentos exteriores em tom escurecido, o novo (e opcional) acabamento Dark Chrome Specification aplica-se a puxadores de portas, botões, grelhas dos altifalantes e várias outras áreas do interior.
Novos gráficos na instrumentação para o condutor completam o pacote de melhorias de design, enquanto o aclamado Bentley Rotating Display, permitindo a sua escolha entre um ecrã de alta-definição de 12,3″, três mostradores analógicos ou uma superfície contínua de madeira artesanal, continua a ser proposto como opção.
O sistema de tração integral Ultra Performance Hybrid do Flying Spur Speed combina um avançado motor V8 biturbo de 4.0 litros com 600 cv e um motor elétrico de 190 cv, integrado de forma elegante na transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades.
Em modo Sport, este conjunto motriz disponibiliza um total de 782 cv e 1.000 Nm, com o binário instantâneo do motor elétrico a complementar o trabalhar carismático do V8.
76 km de autonomia no modo EV
O binário do sistema aumentou mais de 11% em comparação com o Flying Spur Speed anterior, equipado com o motor W12, passando de 900 Nm para 1.000 Nm. A potência do sistema também cresceu 19%, de 659 cv para 782 cv, fazendo do novo Flying Spur o sedan Bentley mais potente já criado.
No modo puramente elétrico, o motor oferece 190 cv e 450 Nm de binário, mais do que suficiente para acompanhar o tráfego na maioria das situações, enquanto a bateria de 25,9 kWh proporciona até 76 km de autonomia exclusivamente elétrica (segundo o ciclo de condução da UE). Juntos, o motor V8 e o motor elétrico oferecem ao novo Flying Spur uma autonomia total de 829 km.
O modo totalmente elétrico pode ser utilizado a velocidades de até 140 km/h, com aplicações de aceleração de até 75%. A bateria pode ser completamente recarregada em apenas 2 horas e 45 minutos, graças às melhorias significativas na capacidade do carregador e da bateria, com uma potência de carregamento máxima de 11 kW.
O Bentley Performance Active Chassis vem de série no Flying Spur Speed. As características deste novo sistema sofisticado incluem o Bentley Dynamic Ride e a direção integral, juntamente com um Diferencial de Deslizamento Limitado controlado eletronicamente.
Artigo por Rui Reis