No âmbito do Dia Mundial do Sono, que se assinalou a 14 de março, a IKEA revela dados preocupantes sobre o sono em Portugal, com base no seu recente Relatório do Sono, desenvolvido em parceria com a GlobeScan.
O estudo destaca que 36% dos portugueses dormem menos de 6 horas por noite, apesar de a maioria desejar atingir as 8 horas de descanso.
Além disso, 58% da população demonstra preocupação com a qualidade do seu sono, sendo a ansiedade e o stress identificados como as principais barreiras para uma noite de sono tranquila. Ainda de acordo com este estudo, a ansiedade está a tirar o sono a quase 1 em cada 4 portugueses, com 23% a revelar dificuldades em dormir bem.
Com dados recolhidos em 57 países, o Relatório do sono analisa a relação entre o descanso e fatores sociais, demográficos e económicos. Os resultados evidenciam que a preocupação com o sono vai além da quantidade de horas dormidas, afetando também a qualidade do descanso. Apesar de a maioria reconhecer a importância do sono, garantir um descanso adequado continua a ser um desafio, com impactos diretos na produtividade e na saúde mental.
“Sabemos que o sono é essencial para uma vida melhor e, por isso, temos dado um foco especial aos produtos e soluções que nos ajudam a ter casas com melhores condições de sono. Ser feliz em casa é descansar bem em casa, e este estudo ajuda-nos a identificar e a dar resposta às necessidades e aos anseios dos portugueses, no que ao sono diz respeito. Temos “debaixo de um só teto”, em lojas físicas ou canais digitais, todas as soluções essenciais para um sono melhor em casa, da climatização aos têxteis, da iluminação ao colchão ideal, e temos vindo a demonstrá-lo das mais diversas formas“, explica Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação na IKEA Portugal.
Resumo das principais conclusões referentes a Portugal:
- Privação de sono: 36% dos portugueses dormem 6 horas ou menos por noite, embora a maioria desejasse dormir cerca de 8 horas.
- Ansiedade e stress: 23% dos portugueses apontam a ansiedade como a principal barreira para dormir bem.
- Preocupação com o sono: 58% dos portugueses demonstram preocupação com a sua qualidade de sono.
- Hábitos de descanso: 48% dos portugueses fazem sestas com uma duração média de 36 minutos.
- Posições para dormir: 46% dormem de lado com as pernas encolhidas, enquanto 33% dos casais dormem de costas entre si.