O preço aumentou, mas existem ofertas mais rentáveis do que outras. Para mudar de companhia não é complicado, apenas precisa dos documentos certos. Conheça algumas dicas que vão facilitar essa mudança.
Poupar na fatura da eletricidade ou do gás é fundamental saber qual a melhor oferta disponível e para a conseguir, como mudar de companhia. O preço do gás natural no mercado regulado aumentou em média 6,9%, em outubro. No mercado livre a ‘Galp’ foi a única a confirmar um aumento de 16% no gás natural e de 9% na eletricidade.
Ao receber a nova fatura este mês é importante que se certifique de que essa é a melhor oferta. Caso não seja, deixamos-lhe algumas dicas de como mudar de fornecedor. A primeira é de que pode efetuar essa mudança por telefone, numa loja física ou online. Não existe um corte de energia durante a transição, uma vez que esta é automática.
Embora seja um processo que se concluiu em cerca de 5 dias úteis, o tempo de mudança do gás natural e da eletricidade pode durar até três semanas. Os documentos que precisa são semelhantes para a transição da eletricidade e do gás: Cartão de Cidadão, Passaporte ou Número de Identificação de Estrangeiro (NIE), Número de Contribuinte (NIF) do titular, Comprovativo de responsabilidade sobre o imóvel, IBAN caso pretenda aderir ou mudar a conta do Débito Direto.
No entanto, existe um documento diferente em cada transição. O Código Ponto de Entrega (CPE) pode encontrá-lo na primeira página da sua fatura de eletricidade. Na transição do gás natural tem de apresentar o Código Universal de Instalação (CUI) que também se encontra na primeira página da sua fatura.
Um procedimento gratuito e pode ser realizada sempre que o seu contrato já não lhe traga as vantagens de que precisa. De notar a importância de alguns fatores a ter em conta antes de contratar, como preços, tarifas, ciclos horários, serviços adicionais e descontos.