A Citroën acaba de anunciar a abertura das encomendas para novo C3 Aircross, bem como os preços deste inovador SUV Compacto do segmento B que pode ter até 7 lugares. Assim, o C3 Aircross está disponível em Portugal a partir dos 18.990€ com o motor a gasolina, a partir de 24.590€ com a versão Híbrida 136 e a partir de 26.490€ na versão elétrica a bateria. O modelo chega fisicamente às concessões Citroën no último trimestre do ano.
Com 4,39 metros de comprimento, a versão de 5 lugares do C3 Aircross oferece o melhor espaço interior do seu segmento na segunda fila. Paralelamente, a Citroën propõe também uma nova versão de 7 lugares, inédita no segmento: concebida com as mesmas proporções, oferece uma flexibilidade de utilização inigualável, mantendo-se compacta e manobrável.
No espaçoso interior, o novo C3 Aircross apresenta o conceito C-Zen-Lounge® com Head-Up Display e um volante de dimensões reduzidas, bem como novos bancos Citroën Advanced Comfort® redesenhados para um apoio ótimo dos ocupantes. O conforto de condução é reforçado graças à adoção das suspensões Citroën Advanced Comfort® com duplos batentes hidráulicos progressivos – disponível pela primeira vez no modelo e em todas as versões. E para uma maior tranquilidade, o C3 Aircross oferece todas as tecnologias de assistência à condução esperadas neste segmento, bem como um sistema de infoentretenimento de última geração com um ecrã tátil de 10,25 polegadas.
Para além de um motor a gasolina, o novo C3 Aircross propõe uma versão 100% elétrica. Com uma autonomia superior a 300 km (certificação em curso), a versão elétrica facilita a vida quotidiana: pode recarregar dos 20% aos 80% em apenas 26 minutos e utiliza a aplicação ë-ROUTES – um planeador de viagens que se adapta em tempo real às evoluções de trânsito no trajeto. Em 2025 estará disponível uma versão com uma autonomia superior a 400 km.
O novo C3 Aircross disponibiliza também uma nova motorização Híbrida 136 equipada com uma caixa de velocidades automática e-DCT. O híbrido de 48V utiliza o motor 1.2 PureTech de nova geração, com uma cilindrada de 1.199 cm3, este motor de 3 cilindros desenvolve 100 kW/136 cv. É combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem eletrificada e-DCT que incorpora um motor elétrico de 21 kW/28 cv alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48 V alojada sob o piso.
Paralelamente a esta motorização eletrificada, a Citroën propõe para o C3 Aircross uma motorização turbo a gasolina de 75 kW/100 cv. Este motor PureTech Turbo 100 de 3 cilindros, associado a uma caixa manual de 6 velocidades, cumpre as normas Euro7. Esta versão estará disponível ao preço mais competitivo do mercado.
Versão de 7 lugares
Apesar de ter apenas 4,39 m de comprimento, a distância entre eixos de 2,67 m assegura o bom espaço a bordo: a versão de 5 lugares oferece um espaço recorde na segunda fila e uma bagageira de 460 litros. Na variante de 7 lugares, o C3 Aircross oferece o mesmo comprimento na segunda fila que a berlina C3, uma largura ao nível dos cotovelos 25 mm superior à média da classe e um generoso espaço para a cabeça.
A terceira fila está equipada da mesma forma que os outros bancos, com apoios de cabeça, apoios de braços, suportes para copos, uma tomada USB, uma zona para os pés e ar condicionado. Com todos os bancos ocupados, o volume da bagageira é de 40 litros, sendo de 330 litros na configuração de 5 lugares.
Níveis de equipamento YOU e MAX
A otimização da nova gama C3 Aircross é acompanhada por um vasto equipamento logo no primeiro nível de acabamento, YOU. Este é fornecido de série com suspensões Citroën Advanced Comfort®, 6 airbags, ar condicionado manual, Smartphone Station, travagem de emergência ativa, alerta de transposição involuntária de faixa, alerta de atenção do condutor, cruise control com limitador de velocidade, reconhecimento dos sinais de limite de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, iluminação automática, regulação em altura do banco do condutor, vidros dianteiros elétricos, banco traseiro rebatível 40/60, faróis e luzes diurnas em LED e jantes de 16”.
O segundo nível, MAX, oferece adicionalmente jantes em liga leve de 17” com acabamento Aragonite Diamond Cut, faróis traseiros 3D LED, tejadilho branco ou preto consoante a cor da carroçaria, navegação 3D, carregamento de smartphone sem fios, retrovisores exteriores com deteção de ângulo morto, sensores de estacionamento dianteiros, espelho interior eletrocromático e acesso à versão de 7 lugares com o motor Híbrido 136 eDCT.
Artigo por Rui Reis