20 anos depois de ter (re)inventado o conceito de hiperdesportivo, a Bugatti volta a redefinir por completo o conceito com um grupo propulsor e uma plataforma totalmente novos. O Tourbillon leva a marca para o futuro e eleva, novamente, o patamar dos hipercarros para um nível estratosférico.
Este hiperdesportivo Bugatti da próxima geração é alimentado por um novíssimo motor V16 de 8,3 litros naturalmente aspirado – concebido com a ajuda da Cosworth – emparelhado com dois motores eléctricos dianteiros e um motor elétrico montado no eixo traseiro. No total, o Tourbillon produz 1.800 cv, dos quais 1.000 provenientes do motor de combustão e 800 cv dos motores eléctricos.
As prestações anunciadas para o Tourbillon são igualmente alucinantes: 445 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), 2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e 25 segundos para ir dos 0 aos 400 km/h.
Embora a potência, a resposta do acelerador e o binário sejam prioridades para o grupo motopropulsor elétrico, o conteúdo energético relativamente elevado de 25 kWh permite uma autonomia totalmente eléctrica muito utilizável de mais de 60 km.
O Tourbillon utiliza, por isso, uma série de técnicas de design e engenharia que nunca envelhecerão, incluindo um painel de instrumentos totalmente analógico criado por relojoeiros suíços e acabado com o mesmo cuidado e atenção que encontra nos melhores relógios do mundo. Tal como estes se tornam heranças ao longo de gerações, o Tourbillon foi concebido como um automóvel para a eternidade.
O Tourbillon foi desenvolvido em torno de quatro elementos de design Bugatti inspirados na história: a grelha em ferradura, a Linha Bugatti, a crista central e a divisão de duas cores. Apesar da beleza do seu design e proporções, todas as superfícies, entradas e saídas de ar são cuidadosamente aperfeiçoadas para equilibrar as enormes forças aerodinâmicas de um automóvel que viaja a mais de 400 km/h, bem como os requisitos termodinâmicos de um motor V16, motores eléctricos e bateria em pleno desempenho.
No habitáculo, a peça central desta experiência leva a filosofia da relojoaria à sua conclusão mais literal: um painel de instrumentos concebido e construído com a experiência dos relojoeiros suíços. Composto por mais de 600 peças e construído em titânio, bem como em pedras preciosas como safira e rubi, o conjunto de instrumentos esqueletizado é construído com uma tolerância máxima de 50 mícrones, sendo a mínima de 5 mícrones, e pesa apenas 700 g.
O Tourbillon foi concebido com base numa estrutura de chassis e carroçaria totalmente nova. A estrutura é feita a partir de um compósito de carbono T800 de última geração, que incorpora uma série de inovações de redução de peso, tais como a integração da bateria como parte estrutural do monocoque e um difusor traseiro de compósito de colisão sem precedentes, inspirado no desporto motorizado de alto nível.
Os travões são igualmente avançados, apresentando a mais recente tecnologia carbocerâmica. É introduzido um sistema de travagem por cabo personalizado, totalmente integrado com a caixa de pedais móvel e misturado de forma perfeita através de um controlador não linear integrado no veículo desenvolvido pela Bugatti para o grupo motopropulsor híbrido. Os pneus Michelin Pilot Cup Sport 2 – 285/35 R20 à frente e 345/30 R21 atrás – são um desenvolvimento personalizado e exclusivos para o Tourbillon.
Artigo por Rui Reis