O Novo Bigster foi concebido de acordo com as necessidades específicas de um mercado em constante crescimento. Os custos em crescendo são um problema para muitos compradores do segmento C-SUV, que querem comprar um automóvel novo, sem comprometer o conforto, o desempenho e o espaço.
O design do Novo Bigster demonstra o seu estilo robusto. As dimensões generosas são acentuadas por formas geométricas estilizadas e volumes cujas linhas simples vão diretamente ao essencial. As grandes asas sobre as rodas e a posição dos faróis e dos farolins traseiros, nos extremos da carroçaria, reforçam a postura assertiva do Bigster na estrada.
No interior do Novo Bigster, os designers concentraram-se no essencial: espaço, ergonomia e conforto. O painel de bordo elevado e vertical aumenta o espaço disponível para os passageiros da frente.
Para maior simplicidade e eficácia, as informações de condução estão agrupadas num painel de instrumentos digital de 7″ ou 10″ (consoante a versão), enquanto as informações associadas ao sistema multimédia são apresentadas no ecrã tátil central de 10,1″ (de série em todos os modelos Bigster). Uma elegante linha verde passa entre os dois ecrãs, integrando-os visualmente no tablier.
O Novo Bigster é construído com base na CMF-B, a plataforma que está no centro da estratégia industrial da Dacia, com a flexibilidade de oferecer um espaço interior particularmente generoso. É também o melhor da sua classe em termos de capacidade da bagageira, com até 667 litros VDA sob a chapeleira.
Gama de motores
Bigster HYBRID 155. O Dacia Bigster é o primeiro modelo do Grupo Renault a receber a nova motorização HYBRID 155, que combina um motor a gasolina de 4 cilindros com 107 cv, dois motores elétricos (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), uma bateria de 1,4 kWh (230V) e uma caixa de velocidades automática elétrica. A unidade de tração HYBRID 155 completa a gama HYBRID 140 disponível no novo Duster e Jogger. Oferece mais potência (mais 15 cv), mais binário (mais 20 Nm, para os 170 Nm apenas para o motor de combustão) e maior capacidade de reboque (mais 250 kg, para cerca de uma tonelada). A eficiência também foi melhorada, com uma redução de 6% no consumo de combustível e nas emissões, devido principalmente à gestão otimizada do regime do motor.
Bigster TCe 140. Disponível pela primeira vez na gama Dacia com este nível de potência, este grupo propulsor baseia-se no TCe 130 disponível no Novo Duster. Este primeiro nível de eletrificação combina um motor de nova geração a gasolina com 1,2 litros, 3 cilindros e turbo, baseado no ciclo Miller (eficiência otimizada e perdas por bombagem reduzidas), com um sistema mild hybrid de 48V e uma caixa manual de 6 velocidades.
O sistema híbrido apoia o motor de combustão durante as fases de arranque e de aceleração, otimizando o prazer de condução e reduzindo o consumo médio de combustível (5,6 l/100 km) e as emissões de CO2 (129g/km), em cerca de 10%, em comparação com um ICE de potência equivalente. A travagem regenerativa recarrega a bateria de 0,8 kWh num processo totalmente transparente para o condutor.
Bigster ECO-G 140. Para o Novo Bigster, a Dacia está a inovar com um grupo propulsor que combina o duplo combustível, com um sistema mild hybrid de 48V. Este sistema mild hybrid apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, quer funcione a gasolina ou a GPL, durante as fases de arranque e aceleração, para um maior prazer de condução e eficiência. A travagem regenerativa também recarrega a bateria de 0,8 kWh, num processo totalmente transparente para o condutor.
Funcionando a GPL, o Novo Bigster ECO-G 140 emite, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina não híbrido equivalente. Com dois depósitos que contêm um total de 99 litros de combustível (50 litros de gasolina e 49 litros de GPL), tem uma autonomia de até 1450 km.
Bigster TCe 130 4×4. Este sistema híbrido apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros durante o arranque e a aceleração, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2, enquanto proporciona um maior prazer de condução. Como nos sistemas mild hybrid já referidos, a travagem regenerativa recarrega a bateria de 0,8 kWh num processo totalmente transparente para o condutor.
Principais equipamentos de série
Bigster Essential: jantes em liga leve de 17″, barras de tejadilho fixas, Media Display com ecrã central tátil de 10,1″, painel de instrumentos digital de 7″, ar condicionado manual, sensores e câmara de estacionamento traseiros, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
Bigster Expression: como no Essential, + ar condicionado automático de dupla zona, travão de estacionamento elétrico, sensores de chuva, espelhos retrovisores elétricos rebatíveis, banco traseiro modular 40/20/40 com função Easy Fold.
Bigster Extreme: como no Expression, + jantes em liga leve de 18″, barras de tejadilho modulares, acabamentos exteriores e interiores em castanho-cobre, teto de abrir panorâmico, chave mãos-livres, estofos em TEP sintético Microcloud laváveis, tapetes de borracha e a bagageira, painel de instrumentos digital de 10″, sistema Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1″ e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 altifalantes e controlo de velocidade em descidas.
Bigster Journey: como no Expression, + jantes em liga leve de 18″, pintura em dois tons, porta traseira elétrica, chave mãos-livres, consola central alta com apoio de braços, banco do condutor com comandos elétricos, painel de instrumentos digital de 10″, sistema New Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1″ e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 colunas, carregador de telemóvel sem fios e regulador de velocidade adaptativo.
Artigo por Rui Reis