A Audi volta a surpreender com uma espetacular série limitada que homenegeia a participação da marca de Ingolstadt no mítico Paris-Dakar. Utilizando a base do Q8 e-tron, esta edition Dakar é uma série especial inspirada no rali mais exigente do mundo.
No exterior, a superior altura ao solo e os opcionais motivos decorativos fazem lembrar o RS Q e-tron de competição, alimentado por um sistema de propulsão elétrica e um conversor de energia. As capacidades todo-o-terreno deste Q8 e-tron exclusivo, combinadas com o seu binário elevado e disponível de forma instantânea, são perfeitas para clientes de espírito aventureiro que também querem conduzir de forma elétrica no dia-a-dia.
A Audi só irá produzir 500 unidades da série especial Q8 e-tron edition Dakar, estando as encomendas abertas até 31 de janeiro de 2024 (preço sob consulta).
O Audi Q8 e-tron edition Dakar baseia-se numa versão quattro 55 advanced. A capacidade útil da bateria é de 106 kWh (total: 114 kWh) e a unidade de tração quattro, com os seus dois motores elétricos, debita 408 cv (300 kW) em modo boost e atinge um binário máximo de 664 Nm. Estes dados permitem ao SUV 100% elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos com os pneus de série. Com os pneus todo-o-terreno General Grabber AT3, o veículo alcança os 100 km/h em 5,9 segundos. De acordo com a norma WLTP, a autonomia é de até 487 quilómetros. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h.
Em comparação com o modelo do qual deriva, o Q8 e-tron edition Dakar equipado com pneus todo-o-terreno General Grabber AT3 tem uma distância ao solo 31 milímetros mais elevada e foi concebido para um melhor comportamento dinâmico em superfícies de baixa aderência, como gravilha ou neve.
Na configuração original, o veículo tem uma distância ao solo de 206 milímetros. A velocidades mais elevadas, a carroçaria baixa – 15 milímetros a 85 km/h, 17 milímetros a 100 km/h e 13 milímetros a 120 km/h – o que otimiza a estabilidade de condução a altas velocidades e permite uma melhor aerodinâmica para que se alcance uma autonomia superior.
Em conjunto com o ângulo de ataque de 20 graus e o ângulo de saída de 26 graus, o SUV elétrico está bem preparado para enfrentar terrenos fora de estrada. A profundidade de passagem a vau é de 300 mm.
Visual todo-o-terreno
O Q8 e-tron edition Dakar está disponível nos tons Bege Siam metalizado, Preto Mythos metalizado e Cinzento Magnet. A grelha Singleframe surge sempre na cor da carroçaria. Como opção, a iluminação da grelha Singleframe, com uma faixa de luz, cria uma ligação visualmente consistente entre os faróis. Os aros das rodas alargados e contínuos à frente e atrás conferem ao Q8 e-tron edition Dakar uma postura confiante na estrada.
Habitáculo distinto, mas não menos luxuoso
Abrindo a porta do condutor, as palavras “edition Dakar” são projetadas no piso por luzes LED. A classe individual desta série especial também se reflete na exclusividade do revestimento da chave com um logo especial. Está disponível uma chave mãos-livres (com sistema de alarme antirroubo), que pode ser utilizada para abrir as portas e a tampa da bagageira através da comunicação sem fios com o veículo. A chave também pode trancar o veículo através de sensores nos puxadores das portas.
O Q8 e-tron edition Dakar pode ser equipado com autocolantes exclusivos inspirados na decoração do RS Q e-tron que participa no Rali Dakar. A partir da carroçaria pintada a Preto Mythos metalizado, o automóvel recebe um embelezamento parcial, ou seja, o revestimento utiliza transparências intencionais e não cobre toda a superfície, embora todos os componentes exteriores sejam tratados. Apenas 99 unidades poderão contar com estes acabamentos, com a numeração desta série especial a surgir em letras foscas no pilar lateral traseiro (D).
A série especial Q8 e-tron edition Dakar sai da linha de produção equipado com faróis e luzes traseiras Matrix LED de série para uma iluminação de estrada precisa e de alta resolução. No interior, a linha S line é agora de série, incluindo bancos desportivos revestidos a microfibra Dinamica e pele artificial.
O veículo também possui volante desportivo multifunções em pele, um elegante revestimento do teto em preto, pedais em aço inoxidável e um apoio de braços central confortável. Os frisos decorativos são em alumínio escovado mate, enquanto as soleiras das portas apresentam inserções em alumínio. A parte superior do painel de instrumentos e os elementos interiores inferiores surgem com acabamento em pele artificial preta.
Outra das novidades é a introdução de uma função no sistema operativo MMI com informações dedicadas a todo-o-terreno, caso do ângulo de inclinação do veículo. Esta edição especial também surge equipada de série com os pacotes de assistência City e Tour. E também vem equipada com barras de tejadilho com capacidade para até 40 kg de carga, uma bolsa para as barras de tejadilho e correias para fixar acessórios.
O Q8 e-tron edition Dakar é entregue aos clientes com oito pneus. O automóvel vem equipado com resistentes pneus todo-o-terreno General Grabber AT3 para enfrentar percursos fora de estrada. Os Grabber AT3 também oferecem excelentes características de condução e baixa emissão de ruído em estradas de asfalto para que seja mantido elevado conforto na condução. Os pneus todo-o-terreno têm uma marcação M+S, o que significa que são adequados para utilização durante todo o ano. O Q8 e-tron edition Dakar também inclui um conjunto de pneus de verão com jantes de 20 polegadas de cinco raios em ‘V’.
A temperatura ideal e os inovadores espelhos retrovisores com câmara
Como alternativa à climatização automática de duas zonas, de série, a Audi disponibiliza o ar condicionado automático de quatro zonas. A climatização pode recorrer a um sistema de aquecimento auxiliar de alta voltagem que permite aquecer o interior mais rapidamente em condições muito frias, enquanto o aquecedor adicional da bateria do veículo assegura que a mesma está apta a ser carregada mesmo a temperaturas muito baixas. Os espelhos laterais virtuais com câmaras, disponíveis como opção, reduzem a largura total do veículo em 15 centímetros, contribuindo para o apuro do coeficiente de resistência e ainda proporcionam uma melhor visibilidade face aos espelhos convencionais em ambientes de condução em todo-o-terreno.
Artigo por Rui Reis