Cinco pessoas morreram e 100 mil foram obrigadas a sair. Os incêndios em Los Angeles são os maiores da história da cidade da fama, o bairro de Hollywood foi evacuado esta quarta-feira.
O bairro histórico de Hollywood foi evacuado, devido a um novo incêndio ter deflagrado a centenas de metros da Hollywood Boulevard. O estado norte-americano da Califórnia encontra-se com seis incêndios ativos com proporções de alta escala, cinco pessoas morreram, 100 mil foram obrigadas a fugir de casa em várias zonas de Los Angeles e cercas de 1 500 habitações foram destruídas.
Esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles divulgou que estes incêndios são uma “ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem legal para sair agora. A área está legalmente fechada ao acesso público”. Ainda foi partilhado um mapa que mostra as áreas da zona ligada ao cinema comprometida.
Nas últimas horas um novo incêndio começou em Hollywood Hills, o coração de Los Angeles, onde se encontram alguns dos locais mais icónicos da cidade, como o tão famoso letreiro de Hollywood. As autoridades acreditam que o pior pode ainda estar por vir, devido ao clima seco e quente e ao vento forte que não facilitam no combate às chamas.
Cerca de 160 mil casas estão sem eletricidade há mais 24 horas e já foi declarado estado de emergência pelo condado de Los Angeles e pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom. O Presidente Joe Biden também já deu luz verde para que seja obtida ajuda federal no combate aos incêndios.
A má qualidade do ar, as cinzas que estão a cair e os ventos que continuam fortes fizeram com que todas as escolas do condado fossem encerradas. Os ventos fortes, que chegam a atingir 160km/h, tornam o percurso dos fogos imprevisível. O fogo é o mais destrutivo da história de Los Angeles e os ventos são os piores desde 2011.