Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal tem benefícios para a saúde e para a pegada ecológica. A nutricionista Sofia Dinis partilhou algumas dicas que melhoram a sua alimentação e facilitam a sua rotina.
Os hábitos alimentares inadequados são prejudiciais à saúde e estão entre os principais fatores de risco para a doença em Portugal. O estudo ‘Global Burden of Disease’ de 2021 considerou que estes hábitos alimentares são o quinto fator responsável pela perda de anos de vida saudável e o terceiro fator que contribuiu mais para o total de mortes em Portugal.
As principais falhas na alimentação ocorrem sem nos apercebermos, como por exemplo, o baixo consumo de cereais integrais, hortofrutícolas e leguminosas e o elevado consumo de carne vermelha processada. Pequenas ações que alteradas podem melhorar a sua saúde e existem algumas dicas essenciais que podem ajudar.
Repensar a forma como a alimentação é feita é fundamental, pode começar com dietas mais ricas em alimentos de origem vegetal, como hortofrutícolas, leguminosas e cereais integrais que têm um impacto positivo na saúde. Um benefício não só para sua saúde, mas também para a sustentabilidade, uma vez que, as matérias-primas vegetais produzem menos gases com efeito de estufa, comparando com as matérias-primas de origem animal.
A nutricionista Sofia Dinis que trabalha com a marca ‘Compal da Horta’ reuniu algumas dicas mais práticas que podem ajudar a aumentar a presença de refeições à base de vegetais na rotina alimentar:
Planear Refeições
Um planeamento de refeições ajuda não só na sua alimentação, mas também nas rotinas mais corridas. Deixar tudo preparado antecipadamente pode facilitar a hora das refeições. Uma atividade decisiva e que permite incorporar mais opções vegetais na ementa, para fazer esse plano basta olhar para o que tem no frigorífico e na despensa, fazer uma lista de compras e assegurar que os alimentos que permitem realizar refeições mais ‘plant based’ estão disponíveis.
Iniciar uma refeição com sopa
Adicionar a sopa à base de legumes na ementa da sua refeição é uma maneira prática e reconfortante de incluir mais vegetais na alimentação. Pode deixar a sopa feita e quando for comer apenas tem de a descongelar. Há diversas sopas que pode experimentar, como por exemplo, as sopas de leguminosas com feijão, grão ou lentilhas e as sopas à base de legumes.
Inove as suas receitas
Não é necessário que coma apenas comidas à base de vegetais, mas existem alterações que pode implementar de vez em quando, como por exemplo, incluir algumas leguminosas nas receitas em substituição parcial ou total de fontes animais de proteína. Por exemplo, em vez de carne picada experimente lentilhas numa bolonhesa. Também pode introduzir a fruta em receitas mais tradicionais, como por exemplo, adicionar cenoura ou abóbora a um molho de tomate ou maçã a uma salada. Pequenas alterações que podem fazer a diferença.
Lembre-se das conservas e dos congelados
Ter hortícolas e leguminosas congelados e em conserva é uma ferramenta para ter vegetais sempre disponíveis e de forma conveniente. Assim, nos dias com menos tempo ou que já não tem vegetais frescos em casa, pode incluir alguns nas receitas de forma rápida e eficaz.
São estas pequenas mudanças que fazem toda a diferença nos hábitos alimentares e que podem melhorar substancialmente a sua saúde e o futuro do planeta. A marca ‘Compal Horta’ tem várias opções que ajudam e tornam mais conveniente a implementação de alimentos de origem vegetal na alimentação.