O novo Milano, o mais pequeno dos SUV da Alfa Romeo, será revelado ao mundo num evento a realizar no próximo dia 10 de abril, em Milão.
O irmão “gémeo” do Jeep Avenger e do Fiat 600, estará disponível numa configuração 100% elétrica e, posteriormente, numa variante híbrida plug-in.
A Alfa Romeo escolheu um nome com um forte valor histórico para o primeiro Sport Urban Vehicle da marca. Uma clara homenagem à sua cidade natal. Desde 1910, o logótipo da Alfa Romeo é composto pela Cruz, símbolo histórico da capital da Lombardia, e pela serpente Biscione, brasão da nobre família Visconti. Durante mais de 60 anos (de 1910 a 1972), o nome da cidade foi mesmo parte integrante do logótipo.
Estreia da Alfa Romeo nos automóveis 100% elétricos
Sob a orientação especializada da equipa de engenheiros italianos que desempenhou um papel importante em projetos 100% Alfa Romeo (como o 4C, o 8C e o Giulia GTA), o Milano será o automóvel que marcará a estreia da Alfa Romeo no mundo dos veículos 100% elétricos.
As estratégias de desenvolvimento são coordenadas pela equipa italiana de engenheiros da Alfa Romeo no Centro de Testes de Balocco, onde os pilotos de testes encontram as condições ideais para ensaiar, em pista, os requisitos e objetivos definidos pelos engenheiros de dinâmica da Alfa Romeo, responsáveis pela validação do projeto.
A equipa está focada em atingir uma dinâmica excecional, com intervenções específicas e orientadas ao nível da suspensão. O objetivo continua a ser alcançar uma dinâmica de condução inconfundível, baseada numa geometria de direção direta e extremamente precisa, de modo a garantir curvas rápidas, com um elevado nível de aderência.
À frente do projeto está Stefano Cereda, há muito um nome importante nos projetos da Alfa Romeo. Na vanguarda do desenvolvimento dos motores Diesel do Giulia e do Stelvio, Cereda estreou-se na Alfa Romeo com o projeto “Giorgio”. Antes de assumir, orgulhosamente, a gestão do projeto “Milano”, Stefano deu luz verde ao desenvolvimento do motor Plug-In Hybrid do Tonale.
O desenvolvimento técnico do Milano é liderado por Luigi Domenichelli, experiente engenheiro italiano encarregado de integrar e validar todos os subsistemas do veículo em termos de desempenho, durabilidade e conforto. Os objetivos do projeto estão centrados na garantia de um comportamento em estrada caraterístico da Alfa Romeo e numa ergonomia líder na sua classe, com base numa excelente e sofisticada interface homem-máquina.
Artigo por Rui Reis