Sensivelmente três meses depois de suceder Paddy Cosgrave, Katherine Maher anunciou que vai deixar de ser CEO da Web Summit.
A CEO da Web Summit, Katherine Maher, anunciou que vai deixar a presidência executiva da empresa no final do mês de fevereiro, após o evento no Qatar, e que passará a assumir a liderança da National Public Radio (NPR), uma das principais empresas de comunicação social dos Estados Unidos da América (EUA).
Katherine Maher, que ocupa o cargo há cerca de três meses – na altura para suceder a Paddy Cosgrave –, expressou a sua tristeza por deixar a Web Summit, destacando a sua admiração pelo talento e pela energia da equipa envolvida. “Boas notícias: tenho o prazer de anunciar que assumirei o cargo de CEO na NPR a partir do final de março. A NPR sempre fez parte da minha paisagem sonora e acredito que as suas reportagens despertaram a minha curiosidade e colocaram-me no caminho para me tornar na pessoa que sou hoje”, revelou Katherine Maher, que vai permanecer no conselho de administração e como CEO da maior cimeira tecnológica do mundo até ao fim do primeiro evento no Médio Oriente, o Web Summit Qatar, que se vai realizar entre os dias 26 e 29 de fevereiro.
Antes de liderar a Web Summit, Katherine Maher foi CEO da Wikimedia, a fundação que detém a Wikipédia. Essa mudança de liderança na Web Summit ocorreu após as polémicas declarações de Paddy Cosgrave sobre o conflito entre Israel e o Hamas, o que resultou no boicote de grandes empresas de tecnologia ao respetivo evento. De forma a não prejudicar o evento, Paddy Cosgrave renunciou ao cargo de CEO, com Katherine Maher a assumir a liderança da maior cimeira tecnológica do mundo antes da edição de novembro de 2023, realizada na cidade de Lisboa (Portugal).
A NPR, para onde Katherine Maher se vai dirigir a partir do dia 1 de março, é uma das maiores empresas de comunicação dos Estados Unidos da América, com uma audiência semanal de 44 milhões de pessoas, e desempenha historicamente um papel significativo nas eleições norte-americanas – este ano de 2024 vai ter eleições no dia 5 de novembro. Na rede social X (antigo Twitter), Katherine Maher já se referiu também sobre a sua nova posição de CEO na respetiva empresa de comunicação. “A NPR representa muito daquilo em que acredito: a importância das instituições cívicas, da informação pública de alta qualidade e da nossa inclinação humana universal para a curiosidade. Eu não poderia estar mais animada para integrar esta instituição incrível e esta missão essencial”, realçou.
NPR represents so much of what I believe in: the importance of civic institutions, high-quality public information, and our universal human inclination to curiosity. I couldn’t be more excited to join this incredible institution and essential mission. 🎉
— Katherine Maher (@krmaher) January 24, 2024
De relembrar que a Web Summit está confirmada em Lisboa até 2028. Já o evento no Qatar está agendado para os dias 26 a 29 de fevereiro deste ano de 2024. Agora, com a saída de Katherine Maher, a procura por uma nova liderança para a maior cimeira tecnológica do mundo já está em andamento e o respetivo anúncio não deverá demorar muito tempo – a expectativa é que seja anunciado no Web Summit Qatar.