A VW acaba de lançar em Portugal uma nova versão de acesso à gama ID.3. Com preços a partir de 40.092 € para clientes particulares (32.595 € + IVA para empresas), a versão Pure está equipada com um motor elétrico de 170 cv e dotado de uma bateria de 52 kWh de capacidade. Segundo a marca, o ID.3 Pure alcança os 160 km/h de velocidade máxima e tem uma autonomia média homologada (WLTP) para até 388 km, a que corresponde um consumo médio de 15,3 kWh/100 km.
Mesmo representando a porta de acesso à gama ID. da Volkswagen, o ID.3 Pure conta com uma vasta oferta de equipamento de série, onde marcam presença elementos com os faróis dianteiros de tecnologia LED, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores exteriores, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de deteção de fadiga do condutor, assistente de faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito. A digitalização do habitáculo é dominada pelo monitor tátil central de grandes dimensões com 12,9’’ (32,8 cm de diagonal) que dá vida ao completo e intuitivo sistema de infotainment com App-Connect Wireless, além da presença de portas USB-C para os lugares dianteiros e traseiros. A iluminação ambiente do habitáculo também é de série.
GTX é a alternativa desportiva
O ID.3 também estreia a versão GTX, nova variante desportiva de alta performance com tração traseira que marca pontos com a sua potência superior, propulsionado pelo motor elétrico de 286 cv e autonomia superior a 600 km em ciclo WLTP, devido à bateria de 79 kWh, a maior bateria alguma vez instalada num ID.3. A nova assinatura luminosa dianteira é exclusiva do ID.3 GTX, acentuando o carácter exclusivo e as elevadas performances. A versão GTX conta com uma vasta lista de equipamento de série onde se destacam os faróis Led Matrix, bancos desportivos, volante desportivo multifunções em couro, sistema de infotainment de 12,9” e jantes em liga leve “Skragen” de 20”.
231 cv nas versões Pro e Pro S
Após a compra, os clientes dos ID.3 Pro e ID.3 Pro S podem decidir se pretendem aumentar a potência base de 150 kW (204 cv) para 170 kW (231 cv) através da função “Function On-Demand”. Esta opção é uma novidade para a Volkswagen e mais uma componente no desenvolvimento de modelos de negócio digitais. O aumento da potência para 170 kW melhora a aceleração dos 0 aos 100 km/h para 7,1 segundos. A autonomia combinada WLTP do ID.3 Pro S é de 554 quilómetros (WLTP).
Artigo por Rui Reis