Villa Alvor, o mais recente projeto da Aveleda no Algarve, é bastante mais do que uma marca. É uma homenagem às duas culturas que mais influenciaram a sua cultura e a sua história.
Villa, palavra de origem romana usada para designar as grandes casas agrícolas e Alvor, palavra de origem árabe que se pronunciaria Albur e significava campo inculto.
É nestas terras, aos pés da Serra de Monchique, onde a cor da argila e calcário do solo contrastam com o verde das vinhas e o azul do mar, que nascem os vinhos Villa Alvor.
São 30 hectares de vinha, que virão a crescer nos próximos anos, onde existem as castas tradicionais e pouco usadas, como o Moscatel Galego Roxo e a Negra Mole.
Os mais recentes lançamentos destacamos Villa Alvor Branco 2023 e o Villa Alvor Moscatel Galego Roxo 2023. No entanto chegaram também ao mercado os Villa Alvor Tinto 2023, Colheita Rosé 2023, Sauvignon Blanc 2023 e Singular Souvignon Blanc 2023.
Tal como acontece nos vinhos da Aveleda, a enologia está a cargo do director de enologia Diogo Campilho, do enólogo Rodrigo Gonçalves, com apoio da consultora Valérie Lavigne.
Notas de Prova
Villa Alvor Branco 2023
Uvas das castas Arinto, Antão Vaz, Verdelho, Sauvignon Blanc e Moscatel Graúdo foram suavemente prensadas e vinificadas a baixas temperaturas em cubas de inox, de forma a preservar a frescura e o caráter primário das castas.
No aroma é exuberante e frutado. Traz memórias do mar salgado e é sedutor nas suas notas de fruta tropical. Um vinho elegante e que combina muito bem com os petiscos algarvios.
6,50€ | Álc. 12% | Acid. Tot. 6,5 g/l | pH 3,32| Açu. resid. 0,2 gr/l
Villa Alvor Moscatel Galego Roxo 2023
As uvas Moscatel Galego Roxo, uma mutação genética do Moscatel Galego,que têm a casa mãe na região de Setúbal, têm também uma casa no Algarve, como o prova este vinho. Neste produtor as melhores uvas de Moscatel Galego Roxo são destinadas a este vinho e são colhidas numa vindima maioritariamente noturna. Ao chegarem ao centro de vinificação, as uvas são submetidas a uma prensagem suave a baixa pressão. Segue-se a vinificação em cubas de inox a temperaturas controladas, com o objetivo de preservar a frescura e o caráter primário do perfil aromático da casta.
Cor salmão, no aroma está fortemente marcado pela intensidade aromática das notas frutadas de líchia e frutos vermelhos frescos.
Na boca apresenta notas de alperce e damasco. É uma vinho suave, equilibrado, com uma acidez muito equilibrada.
Deve ser servido a uma temperatura entre os 10 e os 12º. Acompanha bem aperitivos (queijos, charcutaria), cozinha vegetariana pouco condimentada, carpaccios e sobremesas à base de frutos vermelhos.
12€ | Álc. 12% | Acid. Tot. 6,6 g/l | pH 3,26 | Açu. resid. 0,2 gr/l