O porta-voz norte-americano, Vedant Patel confirmou as acusações de Kiev sobre os soldados da Coreia do Norte que estão a combater as forças ucranianas na região de Kursk.
“Posso confirmar que mais de 10 000 soldados norte-coreanos foram enviados para a Rússia, a maioria dos quais chegou à região de Krusk, onde começaram a envolver-se em operações de combate com forças russas”, foi a declaração do porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Vedant Patel.
Os Estados Unidos confirmaram as acusações de Kiev, o envolvimento de tropas norte-coreanas nas “operações de combate”. Os soldados que foram destacados, começaram a combater as forças ucranianas na região de Kursk, a oeste da Rússia, uma pequena parte da qual está ocupada pelas forças ucranianas.
No final de outubro, o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, apelou para que a Coreia do Norte retirasse “as tropas da Rússia”. Ao mesmo tempo que, um embaixador adjunto dos EUA na ONU realçou que, caso entrassem na Ucrânia para apoiar a Rússia iriam sair “inevitavelmente em sacos de cadáveres”.