A Toyota acaba de lançar em Portugal a primeira versão electrificada da sua icónica pick-up Hilux. O sistema Mild-Hybrid de 48V reforça a proposta da Hilux como um parceiro ideal para utilizadores empresariais/comerciais. A Pick-up Hilux Hybrid 48V é lançada no mercado nacional na versão cabine dupla com o nível INVINCIBLE. Esta versão distingue-se das restantes pela grelha tridimensional e um para-choques dianteiro que realça a sua robustez. O preço é de 68 690€.
O sistema híbrido de 48V utiliza o comprovado motor turbodiesel de 2,8 litros da Hilux, equipado com um novo motor-gerador elétrico, uma bateria de iões de lítio de 48V e um conversor DC-DC.
O motor aciona o motor-gerador elétrico que por sua vez carrega a bateria híbrida. A bateria híbrida pode fornecer até 12 kW adicionais de potência e 65 Nm de binário ao grupo motopropulsor em aceleração.
O motor 16 válvulas, gera um máximo de 204 cv (150 kW) às 3.400 rpm e um binário de 500 Nm entre as 1.600 e as 2.800 rpm. Possui injeção de combustível common rail, um turbocompressor de bocal variável e um intercooler arrefecido a água. Em comum com outros modelos Hilux, o Hybrid 48V é compatível com o gasóleo HVO100, um combustível não fóssil produzido a partir de fontes 100% renováveis.
A bateria híbrida de iões de lítio de 48V tem 13 células e uma capacidade de 4,3Ah. Com um peso de apenas 7,6 kg, é também suficientemente compacta para ser colocada por baixo dos bancos traseiros do veículo, com um impacto mínimo no espaço do habitáculo.
Sistema 4×4 específico
A Hilux Híbrida 48V é a primeira Hilux a apresentar o sistema Multi-Terrain Select. Este sistema ajusta os sistemas de controlo da tração – força de tração, suspensão e pressão dos travões – para melhorar a tração, a manobrabilidade e a estabilidade em diferentes condições de condução.
Existem seis configurações: Areia, Lama, Rocha, Terra, Neve e Auto. No modo Auto, os sensores à volta do veículo avaliam as condições da estrada e aplicam as definições de controlo adequadas. Os modos Sand, Mud, Rock e Auto podem ser ativados quando a Hilux está em (baixa) velocidade L4; Dirt, Sand, Mud, Deep Snow e Auto podem ser utilizados em H4. O novo ecrã multi-informação apresenta um fundo diferente para cada modo.
A nova Hilux Hybrid 48V tem forte presença em estrada, medindo 5.325 mm de comprimento, 1.855 mm/1.900 mm de largura e 1.865 mm de altura. É uma pick-up prática, com o formato de cabina dupla associado a uma caixa de carga com 1.555 mm de comprimento. O sistema híbrido suave não diminui de forma alguma a capacidade de carga: a carga útil é de até 1.000 kg e a capacidade de reboque é de 3.000 kg.
Tal como as versões com motor convencional, possui uma arquitetura de carroçaria sobre um chassis estrutural que são fundamentais para a sua resistência, durabilidade e rigidez torcional. As suas credenciais robustez e versatilidade são apoiadas por uma distância ao solo de 310 mm e ângulos de aproximação e de saída de 29 e 26 graus, respetivamente.
Artigo por Rui Reis