Pode inscrever-se na competição nacional ‘Astronauta por um Dia’, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, até ao dia 19 de fevereiro.
O fascínio pelo espaço está mais acessível do que nunca para 30 jovens estudantes – do ensino básico ou secundário, entre os 14 e os 18 anos – portugueses, graças à 3ª edição da competição nacional ‘Astronauta por um Dia’. A iniciativa, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, oferece a oportunidade única de vivenciar um dia como astronauta, com direito a um voo de gravidade zero na Base Aérea da Força Aérea Portuguesa, em Beja, marcado para o dia 29 de setembro deste ano.
As inscrições para esta experiência única já estão abertas e podem ser realizadas até ao dia 19 de fevereiro. A seleção dos 30 participantes segue quatro etapas desafiadoras, assemelhando-se ao rigoroso processo de seleção dos astronautas verdadeiros.
Na primeira fase, os interessados devem preencher um formulário e enviar um vídeo de apresentação. Posteriormente, 250 estudantes selecionados vão passar por uma prova que avalia velocidade, memória e raciocínio espacial. Destes, 100 candidatos serão submetidos a um teste físico. No final destas três etapas, apenas 50 chegarão à última fase, que consiste numa entrevista final para selecionar os 30 “jovens astronautas”.
Com base no sucesso das duas edições anteriores, a Agência Espacial Portuguesa procura mais uma vez “garantir uma representatividade geográfica total”, realçando a importância da diversidade na seleção dos participantes. Hugo Costa, diretor executivo da respetiva agência, destaca que a competição é uma “forma de levar o Espaço às famílias, para que todos se possam sentir parte desta viagem espacial”.
Já Marta Gonçalves, gestora dos programas de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa, sublinha a ideia de “inclusão” da iniciativa, que procura desmistificar a noção de que o Espaço é algo distante e inacessível. “Com o ‘Astronauta por um Dia’, também tentamos contornar a ideia de que o Espaço é algo longínquo, a que poucos podem aceder. Apostamos neste processo de seleção porque acreditamos que os nossos finalistas são pessoas polivalentes, com várias capacidades, e não apenas bons alunos”, refere a gestora.
Com o aumento de 20% nas inscrições em 2023, em comparação com o ano de 2022, a competição ‘Astronauta por um Dia’ continua a despertar o interesse e a paixão pelo Espaço entre os jovens portugueses, oferecendo uma oportunidade única de vivenciar a emoção de ser um astronauta por um dia.