Aos 61 anos de idade Carlos Sainz volta a fazer história ao vencer Rali Dakar de 2024. O piloto espanhol terminou as 12 etapas em 48:15.18 horas. Já o belga Guillaume de Mevius (Toyota) ficou na segunda posição, a 1:20.25 horas, e o francês Sébastien Loeb (BRX) em terceiro.
A 46º edição do Rali Dakar contou com 4.600 quilómetros cronometrados e 7.883 quilómetros no total. Estradas de pedra e de cascalho afiado, mas também cadeias de dunas imponentes no Bairro Vazio (Rub’al-Khali) da Península Arábica e navegação muitas vezes difícil exigiram tudo das equipas. Nestas difíceis condições, a dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz assegurou a liderança de forma interrupta desde a sexta etapa. Para os dois espanhóis, que terminaram em primeiro lugar em 2010, 2018 e 2020, este é o seu quarto sucesso com uma marca diferente.
A Audi Sport evoluiu e amadureceu o altamente eficiente Audi RS Q e-tron de forma a chegar à vitória em apenas três anos. Sob a direção técnica do Dr. Leonardo Pascali, a Audi Sport estabeleceu um marco histórico com o inovador sistema de propulsão: depois de a tração integral quattro ter mudado para sempre os ralis na década de 1980 e, subsequentemente, ter alcançado inúmeras vitórias e títulos, a Audi demonstrou uma grande força em Le Mans.
O eficiente motor TFSI, a tração integral eletrificada e-tron quattro e tecnologias individuais, como a luz LED Matrix e a iluminação laser Audi, representam um elevado nível de inovação e avanço tecnológico. O primeiro carro de competição totalmente elétrico da Audi fez então a sua estreia na Fórmula E, antes de a marca enfrentar os desafios extremos do Rali Dakar e concluí-lo com sucesso enquanto o primeiro fabricante a utilizar um sistema de propulsão eletrificado.
Portugueses em destaque
Entre os portugueses destacam-se as prestações de João Ferreira que conseguiu um 5.º lugar à geral entre os SSV. Nos Challenger, Ricardo Porém terminou no 8.º posto da geral, enquanto que nas motos o melhor português foi António Maio, que acabou na 18.ª posição. António Maio foi seguido na classificação das motos por Bruno Santos (28º lugar) e Mário Patrão (29º lugar), sendo que este último venceu a classe dos veteranos.
Artigo por Rui Reis