Respectus, um fantástico (a adjetivação não é exagerada) espumante da autoria de Nuno Cancela de Abreu, que só é produzido em anos excecionais, surgiu agora no mercado.
Produzido exclusivamente com uvas da casta Encruzado da região do Dão, o Respectus nasce de uma seleção cuidadosa das uvas da vindima de 2029, presentes na primeira prensagem e o mosto limpo fermentou 20% em barrica e o resto em cubas de inox, a temperatura constante de 14º.
Em Janeiro de 2020 o vinho foi engarrafado para se dar a segunda fermentação e a criação de gás carbónico. Depois de um estágio de 50 meses com as leveduras, já neste ano de 2024 foi feito o degorgement (substituição da cápsula metálica pela rolha de cortiça). E depois de um par de meses o Respectus foi finalmente posto à disposição do público.
Como referimos a abrir, este belíssimo espumante é como que uma simbiose perfeita entre clima, solo, vinha e enólogo, o que brincando com o nome, enobrece o Respeito pela casta Encruzado e pela região.
A selecção da garrafa mais larga na base e estreita no topo, assegura um menor contacto do oxigénio com o espumante.
Como este vinho, que faz parte do portfolio da empresa Boas Quintas, só é produzido em anos excecionais pensa-se que a próxima edição seja a colheita 2023, a lançar em 2028.
Deve ser servido entre 8 e 10ºC.
Com a sua textura delicada e harmoniosa, é o complemento perfeito para pratos de carne branca, cogumelos, frutos secos, peixe no forno, bem como pratos mais complexos ou, para dar um enorme prazer a brindar com os amigos.
Notas de prova
O aroma inicialmente é um pouco áspero, com notas de limão, seguido de aromas terciários de padaria e amêndoas. Depois de uns segundos no copo, abre-se e deixa escapar um bouquet encantador.
Na boca tem uma textura firme, envolvente, com uma mineralidade marcante, um final de boca complexo, saboroso e bastante persistente.
50€ | Álc. 12% | Acid. Tot. 7,5 g/l | pH 3,10 | Açu. Resid. 0 gr/l