A Renault está decidida a agitar o mercado com o lançamento do Renault 5 Turbo 3E, uma reinterpretação moderna e elétrica dos icónicos Renault 5 Turbo e Turbo 2. Com um espírito audacioso e desportivo, este modelo inaugura uma nova classe de automóveis: os mini-supercarros elétricos.
Com apenas 4 metros de comprimento, o novo Renault 5 Turbo 3E promete performances dignas de um supercarro compacto. Equipado com dois motores elétricos montados diretamente nas rodas traseiras, oferece uns impressionantes 540 cavalos e um binário monstruoso de 4.800 Nm.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em menos de 3,5 segundos e a velocidade máxima, pensada para experiências em pista, chega aos 270 km/h.
Arquitetura de 800 volts
Mas não é só em potência que este Renault impressiona. Com arquitetura de 800 volts e capacidade de carga até 350 kW DC, a bateria de 70 kWh recarrega dos 15 aos 80% em apenas 15 minutos. A autonomia, ainda provisória, deverá ultrapassar os 400 km (WLTP).
O visual mantém a inspiração retro-futurista dos modelos originais dos anos 80, destacando-se pela exuberância aerodinâmica e agressividade das linhas. Cada detalhe, desde as extensões das asas às rodas de 20 polegadas, foi pensado para garantir não apenas beleza, mas também eficiência aerodinâmica.
No interior, o ambiente é puro desporto, com bancos baquet, cintos de seis pontos, muita fibra de carbono e Alcantara. A modernidade tecnológica chega através dos ecrãs OpenR, com sistema Google integrado, permitindo uma experiência de condução conectada ao mais alto nível.
Limitado a apenas 1.980 unidades – numa clara homenagem ao ano de lançamento do R5 Turbo original –, o Renault 5 Turbo 3E oferece ainda infinitas possibilidades de personalização exterior e interior, com cores históricas e contemporâneas.
As reservas para este pequeno gigante elétrico abrem nas próximas semanas, com entregas previstas para o primeiro semestre de 2027.
Artigo por Rui Reis