O Rafale E-Tech, o SUV coupé que assume o papel de topo de gama da Renault, já está disponível para encomenda em Portugal. Disponível em dois níveis de equipamento – Techno e Esprit Alpine – o Rafale custa 45 000€ e 50 000€, respetivamente. As primeiras entregas aos clientes estão previstas para o Verão de 2024.
Com 4,71 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,61 metros de altura, o Rafale foi construído sobre a plataforma CMF-CD. O grupo propulsor de 200 cv associado à caixa multimodo, coloca a autonomia deste automóvel no topo do segmento (até 1.100 km) e o seu consumo e emissões de CO2 no limite inferior (4,7 litros e 105 gramas de CO2/km, enquanto se aguarda a certificação final).
O chassis de conceção precisa e avançada proporciona sensações inigualáveis ao volante. E o sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL Advanced da Renault só as vem reforçar. Uma tecnologia que está incorporada de série na versão Esprit Alpine, que para além de melhorar significativamente o comportamento do automóvel, permite abordar as curvas a velocidades mais elevadas e conferir uma acrescida agilidade em cidade.
Os passageiros também vão apreciar a viagem neste automóvel espaçoso e sofisticado. A espaçosa segunda fila tem um raio de 302 mm para os joelhos e 880 mm de altura livre – dimensões surpreendentes para um automóvel com silhueta coupé. A bagageira de 627 litros é igualmente generosa. \
Uma caraterística inovadora é o teto panorâmico opacificante Solarbay® que utiliza a tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Cristal – Cristal Líquido Disperso em Polímero) para se tornar opaco ou transparente a pedido, através do Assistente do Google, ou através de um comando no interior.
O sistema de info-entretenimento OpenR Link é intuitivo, conectado e ímpar. Elimina as fronteiras entre a vida online dentro e fora do automóvel, com capacidades Google incorporadas e mais de 50 aplicações disponíveis.
Até ao final do ano, a Renault vai acrescentar à gama do Rafale uma versão E-Tech 4×4 de 300 cv, de alto desempenho, para elevar o prazer de condução a um novo patamar. Esta versão vai ser dotada de um motor elétrico suplementar para as rodas traseiras e de uma afinação específica do chassis.
Equipamento do Rafale E-Tech full hybrid
Artigo por Rui Reis