O primeiro prémio ‘Salavisa European Dance Award’ foi entregue esta quarta-feira, dia 27 de novembro. A iniciativa surgiu com o objetivo de homenagear o diretor artístico português Jorge Salavisa.
A Fundação Calouste Gulbenkian criou um prémio de dança em homenagem ao bailarino Jorge Salavisa, que foi entregue esta quarta-feira, dia 27 de novembro. Os premiados foram a artista anglo-ruandesa Dorothée Munyaneza e o coreógrafo moçambicano Ídio Chichava.
O ‘Salavisa European Dance Award’ tem como propósito distinguir artistas de todo o mundo que possuam um talento especial que “mereçam ultrapassar as suas fronteiras nacionais”, para os apoiar na projeção internacional.
Além do prémio os artistas terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos nos palcos das seis instituições parceiras, o ‘ImPlus Tanz – Vienna International Dance Festival’, o ‘KVS – Royal Flemish Theatre’, o Dansehallerne e outros palcos de entidades que participaram nesta iniciativa.
Os júris consideraram que as obras não só estão enraizadas nos interesses artísticos pessoais, “mas também numa compreensão complexa do mundo que os rodeia e do papel crucial que a dança pode desempenhar em discussões sociais mais amplas”.
Uma iniciativa criada em 2023 que homenageia o legado bailarino e diretor artístico português Jorge Salavisa (1939 – 2020), este será atribuído de dois em dois anos a artistas que ainda não alcançaram grande visibilidade no circuito europeu.