A Porsche aproveitou o evento de comemoração do 40º aniversário da Porsche Ibérica, para apresentar uma edição especial do 911. O modelo apresenta uma combinação de cores e acabamentos no exterior e interior únicos, bem como logótipos exclusivos inspirados na história e cultura ibérica.
Em Portugal, o novo Porsche 911 Cuarenta Edition tem um preço final de 294.789 euros. As primeiras unidades serão entregues aos proprietários em outubro de 2024.
Em 1984, a Porsche deixou de ser representada em Espanha por um importador e foi criada uma filial, inicialmente denominada Porsche España S.A.. Este momento marcante não só reflete a forte ligação da marca aos seus fãs na Península Ibérica, como também marca o início de um novo capítulo na história da empresa.
Para comemorar estas quatro décadas, a Porsche apresenta uma edição exclusiva e altamente personalizada do icónico 911. Limitada a apenas 40 unidades, esta edição especial destaca-se pelo seu design elaborado e elegante e pela exclusividade, que definem o luxo contemporâneo da Porsche. Com cores, materiais e equipamentos meticulosamente selecionados, cada veículo desta edição é uma comovente obra de arte que a Porsche Ibérica configurou para tornar realidade os sonhos deste pequeno grupo de futuros proprietários.
“A ideia que tivemos para o Cuarenta Edition foi criar um 911 como um cliente espanhol ou português teria encomendado há 40 anos, que ainda hoje estaria na moda e desejável”, explica Alexander Fabig, Vice-Presidente de Individualização e Clássicos da Porsche. “Neste projeto Sonderwunsch, a colaboração com os nossos colegas espanhóis e portugueses foi muito criativa. Aprendemos muito sobre a cultura e tradição dos países, bem como sobre anedotas do período inicial da Porsche Ibérica nos anos 80”.
Todo o processo foi efetuado antes do lançamento na nova evolução do 911. A versão escolhida foi o novo Carrera GTS Coupé. O estilo desportivo intemporal e a sofisticação técnica do 911 GTS foram refinados com detalhes selecionados do programa Sonderwunsch para criar um conceito feito à medida dos clientes espanhóis e portugueses.
Nesta renovação do 911 (992 II), a versão Carrera GTS está equipada com uma novamotorização que conta com o sistema T-Hybrid. Este combina um motor elétrico integrado no turbocompressor, uma bateria de alta tensão de baixo peso e um motor elétrico acoplado à transmissão PDK de oito velocidades. O motor boxer de seis cilindros possui agora 3,6 litros de cilindrada e debita 541 CV (398 kW) de potência. O desportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. O equipamento de série inclui soluções como por exemplo o eixo traseiro direcional ou o Porsche Active Suspension Management (PASM), com menos 10 mm de altura ao solo.
Design exterior
Para o 911 Cuarenta Edition foi criada uma cor exterior feita à medida, denominada Quercusverde, que remete para a tonalidade das folhas da azinheira. Esta tonalidade é característica da paisagem de Espanha e Portugal com campos de azinheiras, carvalhos e sobreiros. O carvalho é também utilizado no logótipo desta edição de aniversário, pintado à mão e colocado na grelha traseira. Para além disso, os elementos de identificação da edição especial incluem o logótipo “911 40” no pilar B em Branco Creme, os logótipos Porsche e 911 na traseira em cor Prata, os frisos das janelas em alumínio, os guardalamas alargados com película protetora em Preto acetinado e as luzes traseiras e faixa de luz em Vermelho.
Interior verdadeiramente especial
O interior foi concebido numa combinação de Pele em dois tons, em Castanho Trufa e Castanho Cohiba. A tonalidade mais escura é aplicada no tablier e nas superfícies inferiores, enquanto a tonalidade mais clara é encontrada nos acabamentos. Os dois tons castanhos remetem para o trabalho artesanal da pele, considerado quase uma arte na Península Ibérica.
O tecido tartan utilizado nos centros dos bancos é impressionante e foi criado numa combinação de cores especial: Castanho Trufa, Castanho Cohiba, Crayon e o tom Quercusverde. Neste 911 Cuarenta Edition, foram aplicados elegantes pespontos em Crayon e Castanho Trufa no tablier e nas secções superiores das portas. A costura cruzada e um processo totalmente artesanal, com os especialistas a coserem cada ponto à mão, um pormenor que sublinha o conceito de interior de luxo deste automóvel.
Os bancos Desportivos Adaptativos Plus (18 vias, elétricos) e os bancos traseiros são em Pele em Castanho Cohiba, com os centros revestidos com o novo tecido tartan. O elegante acabamento em Crayon, aplicado à frente e atrás, acentua o conceito de luxo. Os bancos dianteiros têm a inscrição “Cuarenta” em relevo nos encostos de cabeça. No tablier, à frente do passageiro dianteiro, surge a gravação “Cuarenta” em Pele em Castanho Trufa, o que demonstra a individualização do interior.
A atenção aos pormenores está também presente na chave do veículo, pintada em Quercusverde e com a designação “Cuarenta” em cor Prata. Esta será entregue ao cliente numa bolsa especial em Pele bicolor, em Castanho Trufa e Castanho Cohiba, tal como o interior do veículo. O porta-chaves tem o logótipo da “Quercus Tree” gravado em relevo.
Os clientes vão receber uma cobertura para o automóvel feita à medida. Produzida em Quercusverde, apresenta o logótipo da Porsche Exclusive Manufaktur na parte da frente, a designação “Cuarenta Edition” nas laterais em Branco Creme e o Escudo na parte posterior.
Artigo por Rui Reis