Uma subida de 0,3 pontos percentuais no terceiro trimestre em termos homólogos, o que corresponde a uma variação de 1,9%. Os resultados foram divulgados esta quarta-feira, dia 30 de outubro, pelo INE.
O Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação homóloga de 1,9% no terceiro trimestre de 2024. De acordo com, uma estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a taxa de crescimento homóloga foi 0,3 pontos percentuais.
Segundo a estimativa é possível constatar “um crescimento do investimento e do consumo privado, enquanto a procura externa líquida manteve um contributo negativo”. O que influenciou esta variação homóloga do PIB, “registando-se uma aceleração das importações e das exportações de bens e serviços”.
Devido a uma estagnação das exportações originou-se um abrandamento entre abril e junho. A variação em cadeia do primeiro e segundo trimestres foi de 0,6% e 0,2%, respetivamente. Comparando com o período homólogo do ano passado, a variação do PIB foi de 1,4% e de 1,6% nos primeiros dois trimestres deste ano.
Uma estimativa que incorpora “nova informação primária”, principalmente no que diz respeito “ao comércio internacional de bens relativo ao 2.º trimestre de 2024”. O que não implicou “revisões nas taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB”.
Esta divulgação de resultados facilita a análise do posicionamento de Portugal com outros países, principalmente da União Europeia (UE) considerados parceiros económicos importantes.