A oportunidade de passar uns dias ao volante do Dacia Jogger com o “Sleep pack” foi a desculpa perfeita para uma escapadinha de fim‑de‑semana. O frio foi um obstáculo, assim como o tempo que se perde a colocar as “cortinas” em todas as superfícies vidradas, mas a verdade é que a cama é mais confortável do que estávamos à espera.
Não fomos tão radicais ao ponto de partirmos em viagem, sem destino definido, ao volante desta carrinha Dacia Jogger sem nos precavermos. Escolhemos o local de acordo com a proximidade de Lisboa, de várias lojas locais e restaurantes e, não fosse o diabo tecê-las, com um hotel onde pudéssemos pernoitar caso a cama do Jogger não permitisse descansar ou uma noite de sono retemperado q.b.
Assim, rumo ao alto Alentejo, embarcámos no Jogger convictos de que a tarefa em mãos não era tão exigente como alguns familiares nos queriam fazer acreditar.
Para começar, o Jogger que nos calhou estava equipado com o motor de três cilindros, turbo, bi-fuel (Eco-G 100). Esta solução, que permite alternar entre o recurso à gasolina e ao GPL, tem sido a escolha de muitos clientes da marca romena do Grupo Renault pela economia que este último proporciona.
Despachado q.b., o pequeno 1.0 turbo de 100 cv não se amedronta com viagens de maior duração, até porque a combinação dos dois depósitos (gasolina e GPL) permitem uma autonomia de mais de 1000 km sem paragens para reabastecimento.
GPL com consumos mais altos, mas custos mais baixos
Por falar em GPL, a mudança de um combustível para o outro faz-se de forma quase impecrcetível. O Dacia arranca sempre a frio recorrendo a gasolina, passando posteriormente para o GPL se assim for definido pelo utilizador. Como referimos, não se notam quaisquer alterações nas prestações entre os dois combustíveis. Mas já nos consumos, as diferenças são assinaláveis.
Exatamente no mesmo percurso, que combinava a circuito urbano, autoestrada e estradas secundárias, ao longo de mais de 200 km para cada lado (ida e volta), quando circulou a GPL O Jogger Eco-G terminou uma média de 8,8 litros aos 100 km. A funcionar exclusivamente a gasolina, o Dacia terminou com uma média de 6,7 litros por cada 100 km percorridos.
Se tivermos em consideração que cada litro de GPL custa 0,80€ contra os 1,60€ da gasolina, percebemos que o Gás de Petróleo Liquefeito garante um importante corte nos custos (mais de 3€ por cada 100 km percorridos), com a vantagem adicional de o GPL também ser mais “poupado” nas emissões poluentes.
Ou seja, na prática, o recurso ao GPL permite oferecer os custos de utilização de uma unidade a gasóleo, mas com o preço de aquisição de uma versão a gasolina. Talvez assim se perceba o sucesso comercial deste tipo de combustível na Dacia, a única marca do mercado que oferece uma versão a GPL em todas as suas gamas, exceto, claro, no Spring, que é 100% elétrico.
Voltando ao fim‑de‑semana romântico (ou não) a bordo do Jogger, o segredo que torna esta solução possível é o Sleep Pack, uma opção (1660€). Este kit é constituído por uma caixa 3 em 1 e um colchão desdobrável, com fácil colocação e remoção. A caixa oferece uma capacidade de arrumação de 220 l no porta-bagagens. A cama em si é relativamente fácil de montar, bastando estender a estrutura da cama, prende-las com duas travessas e colocar desdobrar as tábuas que formam a base. Após 2 ou 3 tentativas, o processo fica completo em 2 ou 3 minutos.
A cama em si é confortável e permite que dois adultos, de estatura mediana, durmam com relativo conforto. A altura ao teto é relativamente baixa e as cortinas que limitam a entrada de luz e garantem alguma privacidade demoram algum tempo a ser colocadas, mas numa situação de recurso ou num fim‑de‑semana aventureiro, esta é uma solução eficaz e, acima de tudo, muito engenhosa. Como, aliás, já é hábito na Dacia.
Mais complicado é combater o frio no alentejo em pleno inverno, mas bastou ligar a climatização uns minutos até o habitáculo estar a uma temperatura agradável. Depois, o facto de o espaço habitável não ser muito grande também permite manter a sensação de conforto, desde que opte por dormir bem agasalhado.
Feitas as contas, este Dacia não é, nem pretende ser, uma autocaravana ou fazer “sombra” a um verdadeiro hotel, mas por pouco mais de 1600€ parece-nos uma solução muito divertida e a um custo controlado para umas escapadas românticas a dois…
Artigo por Rui Reis