A ‘AirHelp’ realizou um balanço do tráfego aéreo na Europa e, especialmente, em Portugal. A análise dos dados de voo do último ano e elaborou um relatório sobre a pontualidade das viagens na Europa e em Portugal.
Um relatório sobre o tráfego aéreo na Europa em que é possível constatar-se que, em 2024, mais de 960 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos europeus e 30% dos mesmos viram os seus voos atrasados ou cancelados e mais de 19 milhões puderam reclamar uma indemnização financeira.
No entanto, em Portugal a elevada taxa de voos com perturbações é a mais alta da Europa. De acordo com a análise realizada pela ‘AirHelp’ Portugal é dos que apresenta a maior taxa de voos atrasados, cerca de 80 mil voos sofreram algum tipo de perturbação, cancelamento, overbooking ou atraso, uma ocorrência que afetou mais de 11 milhões de passageiros.
O Aeroporto de Lisboa foi o que registou mais passageiros, foram mais de 17 milhões de pessoas a partir do aeroporto da capital e destes 40% sofreu com estes imprevistos. No norte do país, o Aeroporto do Porto registou sete milhões e meio de passageiros aéreos, com 30% destes a sofrer alguma perturbação. Em terceiro lugar, o Aeroporto de Faro teve um registo e quatro milhões de passageiros aéreos, com 23% a sentir alguma dificuldade no voo.
Apesar dos meses com maior tráfego serem os de verão, nomeadamente, julho e agosto. Os meses em que foram registadas mais perturbações nos voos foram setembro e outubro, 42% e 45% respetivamente.
Num Panorama Europeu é possível ver que a Grécia encabeça a lista dos países com mais passageiros afetados por atrasos e cancelamentos, cerca de 37% dos mais de 35 milhões de passageiros. Seguida da Alemanha, que registou 105 milhões de passageiros aéreos, com 34% a sofrer uma perturbação ou atraso no seu voo. Por fim, Portugal que se encontra em terceiro lugar neste pódio, de acordo com os dados da ‘AirHelp’.