Comprar e arrendar casa está 50% e 22% mais caro em Lisboa, respetivamente. O portal imobiliário referenciado, ‘Imovirtual’, divulgou um barómetro que apresenta a evolução dos preços médios de venda e arrendamento anunciados.
Os preços da habitação em Lisboa dispararam relativamente ao ano anterior. O ‘Imovirtual’ divulgou na passada quinta-feira, dia 31 de outubro, o barómetro relativo à evolução dos preços médios de arrendamento e venda, em Lisboa.
Uma comparação de outubro deste ano com o período homólogo, outubro de 2023, é a referência dos dados partilhados. No que diz respeito ao nível nacional comprar uma casa está cerca de 23% mais caro do que em outubro do ano passado.
O barómetro focou-se no distrito de Lisboa em que comprar uma casa, comparativamente no mesmo período, no ano passado, verifica-se um aumento de 50%. A alteração relativamente ao mês passado, pode-se constatar um aumento dos preços ligeiro de 4%.
Dos concelhos analisados, nenhum registou uma diminuição no preço médio de venda, comparando com outubro de 2023. O que registou um maior aumento no preço médio de venda de casa, foi Cascais (94%). Seguindo-se de Odivelas (67%) e Azambuja (61%).
Relativamente ao arrendamento, de forma geral, o aumento na renda média nacional foi de 25% em comparação a outubro de 2023. No distrito de Lisboa verificou-se uma subida de 22%, porém o concelho de destaque foram Sintra com 233% de aumento e o concelho que registou uma diminuição foi Vila Franca de Xira, com -2%.