O aumento do consumo responsável é cada vez maior, sendo que 14% da população portuguesa vive em cidades que verificam uma alteração nestes hábitos de consumo.
A ‘Too Good To Go’, o ‘OLX’ e a ‘BlaBlaCar’ apresentaram um ranking de cidades comprometidas com o consumo responsável, após uma análise sobre os hábitos sociais e a sensibilidade que os utilizadores portugueses têm para a sustentabilidade puderam constatar que 14% da população vive em cidades com maior consumo responsável.
Uma análise que teve em conta as refeições salvas com a aplicação ‘Too Good To Go’, os anúncios publicados no ‘OLX’ e as viagens partilhadas feitas com a aplicação ‘BlaBlaCar’, os dados foram recolhidos ao longo do ano de 2023 e 2024. O que mais motiva à utilização destas plataformas é, não só a capacidade de poupança, mas também a consciencialização ambiental.
Num âmbito em que o uso das plataformas colaborativas e o consumo responsável são dois conceitos cada vez mais presentes no nosso quotidiano. A “economia colaborativa” tem ganho mais destaque, nos últimos anos, uma vez que os utilizadores procuram estas plataformas para poupar dinheiro e a sustentabilidade.
Foi a primeira vez que estas plataformas se uniram para analisar os dados dos 7 milhões de utilizadores, com o objetivo de descobrir que cidades portuguesas estavam mais empenhadas em contribuir para a economia circular.
A cidade de Lisboa posiciona-se com maior responsabilidade social e ambiental. O litoral destaca-se no ranking estando, Lisboa em primeiro, com um total de 15 001 426 interações; a seguir o Porto, com 8 352 003 interações; Setúbal, com 4 009 079 e Aveiro com 2 344089.