Desde 2009 que a Adega da Ervideira reserva o dia 1 de Abril para o lançamento do seu vinho Invisível. Porquê a escolha desta data, perguntarão. Pois bem, o primeiro dia de Abril é, há muito, chamado o “dia das mentiras”. Ora este vinho, é um branco feito de uvas tintas, uma mentira, daí a ligação.
A Adega da Ervideira foi o primeiro produtor a lançar um vinho deste tipo no mercado. Depois disso vários outros lhe seguiram as pegadas.
Na apresentação houve o cuidado de fazer a ligação do vinho a temperaturas diferentes, com iguarias também diferentes.
Primeiro foi servido a 0 graus, o chamado “estupidamente fresco”, para mostrar como é agradável no Verão. Depois a 6 graus com uns aperitivos, seguiu-se o vinho servido a 12 graus a acompanhar um polvo á Lagareiro, para mostrar a capacidade de acompanhar gordura, e logo de seguida foram servidas bochechas de porco, com o vinho a 16º, mostrando que se é muitíssimo agradável bem fresco, também acompanha pratos muito fortes percebendo-se os taninos redondinhos do vinho.
O almoço de apresentação terminou com um doce conventual e com o vinho novamente a 6º, para cortar o “enjoativo” do doce. Esta experiência permitiu observar a enorme versatilidade do Invisível.
Será essa a razão do enorme sucesso, já que o Invisível se transformou num sucesso de vendas de empresa. Das 9000 garrafas da primeira edição de 2009 passou-se para um volume de vendas que ultrapassou as 135 mil garrafas em 2004. No total das 16 edições já foram produzidas e vendidas mais de um milhão de garrafas.
Feito a partir da casta Aragonez, este trabalho muito interessante é obra do enólogo Nelson Rolo, como destacou Duarte Leal da Costa, Director executivo do Da Ervideira.
Segundo o enólogo, a escolha da casta Aragonez não foi feita ao acaso: “A eleição da casta deve-se ao simples facto de a polpa se separar muito rapidamente da casca, bem como por ser uma casta aromática, que dá origem a um vinho de carácter muito especial, que conquistou o público de forma transversal. Para se chegar ao Invisível, é preciso ir colhendo uvas em datas diferentes, mas, acima de tudo, com diferentes estados de maturação. Primeiro, colhem-se numa fase muito rica em termos de acidez, depois mais frutada e, no final da vindima, com mais maturação, mais corpo. Em janeiro, temos cerca de 20 vinhos diferentes, a que depois é necessário fazer a assemblage final”.
Para se ter uma ideia mais concreta do que representa esta marca para a empresa, Duarte Leal da Costa afirmou: “O Invisível foi um marco no setor em 2009, dando origem a uma nova categoria de vinhos que se veio a consolidar no mercado, até aos dias de hoje. A tão feliz aceitação no mercado e a sua consolidação já obrigou à implantação de mais 19 ha de Aragonez, sendo agora um total de 25 ha desta casta, totalmente dedicados a este vinho. A par deste aumento na vinha, a sua expansão levou também a dois aumentos da adega, indo para um terceiro ainda antes da vindima de 2025”.
Esta 16.ª edição do Invisível está agora disponível nos pontos de venda habituais com um PVPR que pode variar entre os 13€ e os 15€.
G(in)visível a outra novidade
Na mês ocasião do lançamento do vinho Invisível foi também mostrado o G(in)visivel.
De que se trata? Evidentemente de um gin que o Diretor Executivo da Ervideira, Duarte Leal da Costa, explica como é feito: “A Ervideira, como todas as Adegas, tem de cumprir com as ‘prestações vínicas’, ou seja, com a destilação obrigatória. Pelo que, tem de enviar as suas massas (película e grainha das uvas) para destilação. Esta primeira e segunda destilação dão origem a um álcool vínico, que irá fazer a extração de botânicos, entre eles, massas frescas do vinho Invisível, que lhe dão um carácter frutado e diferenciador e que faz deste Gin, um resultado muito agradável. É com muita satisfação que, ao fim de 16 edições do vinho Invisível, fazemos esta nova experiência lançando-nos nos Gins, na expetativa de que a aceitação do público seja tão boa como foi com o vinho”.
O PVPR desta referência poderá variar entre 29€ e 39€, dependendo da caixa de madeira para o transporte.
Sobre a Ervideira
A Ervideira é uma das empresas vitivinícolas seculares em Portugal, produzindo vinho desde 1880. Atualmente possui um total de 120 hectares de vinha, distribuídos pelas sub-regiões da Vidigueira (60 ha) e Reguengos (60 ha). Entre os seus vinhos, estão marcas como Conde D’Ervideira, Invisível, Vinha D’Ervideira, Terras D’Ervideira e Lusitano e ainda o Flor de Sal produzido já pela 5ª geração da Família.
O Invisível, um vinho branco feito de uvas tintas tem agora a companhia de um gin