Sempre que a Porsche anuncia uma nova geração do 911, os aficionados de automóveis desportivos rejubilam. Desta vez não será diferente, com a acrescida expectativa de sabermos que o novo 911 Carrera GTS é o primeiro 911 homologado para estrada com um sistema híbrido de baixo peso e focado na performance.
A nova e inovadora motorização, com 3,6 litros, proporciona uma performance significativamente melhorada. O 911 Carrera GTS Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h.
O 911 Carrera também estará disponível neste lançamento. Este é alimentado pelo renovado motor boxer de 3,0 litros biturbo que apresenta um incremento de potência face ao antecessor. O novo 911 também apresenta uma atualização de design, melhor aerodinâmica, um interior mais digital, melhoria no equipamento de série e conectividade aumentada.
Preços começam nos 160 540 euros
O novo 911 Carrera já pode ser encomendado como Coupé e Cabriolet com tração traseira. O 911 Carrera GTS está disponível também com tração integral e a variante Targa (em exclusivo com tração integral). Todas as variantes estão equipadas de série com a Porsche Doppelkupplung (PDK). A Porsche oferece o novo 911 Carrera na variante coupé com um preço a começar nos 160.540 euros. Já o 911 Carrera GTS Coupé começa nos 213.550 euros. Por fim, o início das entregas tem início no final do verão para o 911 Carrera e no final de 2024 para o Carrera GTS.
Um 911 híbrido? Sim!
O sistema T-Hybrid, de baixo peso e potente, tem um turbocompressor elétrico de gases de escape recém desenvolvido. Um motor elétrico integrado, colocado entre o compressor e a roda da turbina, acelera de forma instantânea o turbocompressor. Desta forma, cria pressão de forma imediata. O motor elétrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como um gerador. Este permite gerar até 11 kW (15 CV) de energia elétrica.
A motorização inclui também um motor síncrono de interação permanente integrado na nova e mais potente caixa de dupla embraiagem de oito velocidades (PDK). Mesmo ao ralenti, apoia o motor boxer com um binário adicional de até 150 Nm e fornece um aumento de potência de até 40 kW. A Porsche associa os dois motores elétricos a uma bateria de alta tensão de baixo peso e compacta. Esta corresponde em tamanho e peso a uma bateria convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruto) e funciona com uma tensão de 400V.
Mesmo sem assistência elétrica, o motor boxer debita 357 kW (485 CV) e 570 Nm de binário. No total, a potência combinada da motorização é de 398 kW (541 CV) e 610 Nm. Face ao antecessor, o aumento de potência é de 45 kW (61 CV).
O 911 Carrera continua a estar equipado com um motor boxer de 3,0 litros biturbo. Este motor também passou por uma renovação profunda. Entre outras alterações, adotou o intercooler dos modelos Turbo, que está agora instalado sob a grelha da tampa traseira, na parte superior do motor. Os turbos do novo 911 Carrera são os mesmos que estavam reservados para os modelos GTS antecessores.
Com estas modificações, a Porsche consegue uma redução das emissões, mas também um aumento de potência para 290 kW (394 CV) e um aumento de binário máximo para 450 Nm. O novo 911 Carrera Coupé vai dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o Pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h.
Direção às quatro rodas
A suspensão do 911 Carrera GTS também passou por uma atualização profunda. O eixo traseiro direcional faz parte do equipamento de série pela primeira vez. O novo 911 apresenta um total de sete opções de jantes de 19/20 polegadas ou 20/21 polegadas. As jantes Exclusive Design com carbon blades, que reduzem o coeficiente de resistência ao ar.
O sistema de escape desportivo está disponível como opção para os modelos 911 Carrera. Já o 911 Carrera GTS possui de série um sistema de escape desportivo específico.
O 911 Coupé conta ainda com um Aero Kit, disponível como opcional, para melhorar ainda mais a performance. Este kit inclui um para-choques dianteiro SportDesign com spoiler dianteiro exclusivo, saias laterais a conduzir e uma asa traseira fixa de baixo peso.
2 lugares ou 2+2
Nas variantes Coupé, a Porsche concebeu o interior do novo 911 como um veículo de dois lugares de série. Uma configuração de 2+2 está disponível como opção, sem custos adicionais. Além disso, o 911 recebe, pela primeira vez, um painel de instrumentos digital. O ecrã curvo de 12,6 polegadas oferece até sete opções de visualização, incluindo uma opção Classic exclusiva inspirada no design de cinco mostradores redondos com conta-rotações ao centro.
Artigo por Rui Reis