A Opel acaba de mostrar as imagens oficiais do novo Frontera, um modelo que recupera não só uma designação comercial de boa memória no mercado nacional, como assume a sua vocação familiar ao oferecer sete verdadeiros lugares.
Aliás, a adequação às viagens é mesmo uma prioridade no novo Frontera. Na frente, o condutor e o passageiro podem sentar-se nos novos bancos patenteados Intelli-Seats com uma ranhura no meio que alivia a pressão no cóccix. Na bagageira podem ser guardados mais de 450 litros de bagagem; com os bancos rebatidos, até 1600 litros. E quem quiser passar a noite ao ar livre pode simplesmente encomendar o novo Frontera com barras de tejadilho opcionais e uma tenda com escada especialmente concebida para o SUV. Depois de chegar ao seu destino, o Frontera pode transportar até 240 quilos no seu tejadilho.
Em termos mecânicos, o novo Frontera está disponível como híbrido com tecnologia de 48 Volts ou como puramente elétrico. O Frontera Hybrid dispõe de um motor turbo a gasolina de 1,2 litros com 74 kW (100 cv) desenvolvido especificamente para utilização híbrida. Este funciona em combinação com um motor elétrico de 21 kW (28 cv) e uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades eletrificada, pelo que o consumo de combustível e as emissões de CO2 são significativamente inferiores aos de um modelo com motor convencional. Para além disso, o Frontera Hybrid também estará disponível com um motor 1.2 turbo de 100 kW (136 cv).
Os clientes que pretendam viajar localmente sem emissões podem encomendar em breve o Frontera Electric – elétrico a bateria – com uma autonomia de mais de 300 quilómetros (de acordo com o WLTP. Como versão de “longo alcance”, o novo Frontera Electric poderá percorrer até cerca de 400 quilómetros (WLTP2) sem parar para carregamento.
O novo Frontera só está disponível com dois níveis de equipamento: Frontera e Frontera GS. Mesmo a versão de entrada de gama está bem equipada, enquanto a variante GS disporá de sistemas como o infotainment multimedia com um ecrã tátil a cores de 10 polegadas e navegação, bem como uma câmara de visão traseira.
Artigo por Rui Reis