A Nissan lançou este mês o icónico GT-R 2025 no Japão, com as vendas iniciais planeadas para começarem em junho. Esta deverá ser a última evolução do superdesportivo japonês antes de este abraçar a eletrificação.
Relembramos que a introdução do primeiro superdesportivo da Nissan, o Skyline GT-R, data de 1969. A produção do Skyline passou por diversas fases, mas foi em 1989, que o verdadeiro precursor ao atual GT-R foi introduzido, o R32 Skyline GT-R, com tração integral e o famoso motor de seis cilindros em linha RB26DETT.
Em 1996, a próxima geração do Skyline foi lançada ao público, com o R33 Skyline GT-R. Apenas dois anos depois, o R34 Skyline GT-R foi introduzido, tendo estado disponível a venda ao público até 2002.
Dedicado a “perseguir o derradeiro prazer de condução”, o GT-R R35 – cuja estreia ocorreu em 2007 – tem evoluído de forma constante desde então, como o principal superdesportivo da Nissan.
Nesta derradeira evolução , a Nissan irá disponibilizar duas variantes: o GT-R Premium Edition T-spec de 2025 e o GT-R Track Edition concebido pela NISMO. Estes incorporam anéis de pistão, bielas, e cambotas de elevada precisão e peso equilibrado – anteriormente apenas disponíveis no GT-R NISMO Special Edition – para rotações mais rápidas e um arranque mais rápido do turbo.
Ambos os modelos também apresentam placas de identificação de certificação takumi em alumínio, exclusivas para o GT-R, bem como placas douradas com o número do modelo no compartimento do motor. A Premium Edition está disponível com uma nova cor interior especial, Blue Heaven.
Já disponível para encomenda no Japão
O V6 biturbo de 3,8 litros debita os mesmos 573 cv na versão GT-R e 608 cv no topo de gama Nismo, que também beneficia de um acerto específico do chassis. Os preços no mercado doméstico registaram um ligeiro aumento face ao ano passado, começando nos 89 mil euros (14,44 milhões de ienes) para o GT-R Pure Edition e atingindo os 188 650 euros (30,61 milhões de ienes) no caso do topo de gama GT-R Nismo Special Edition.
Artigo por Rui Reis