Perceba o que deve fazer em caso de descontentamento com o seu serviço de telecomunicações.
Várias operadoras têm vindo a anunciar aumentos nos preços das suas tarifas desde o início do ano, sendo que em alguns casos esta subida chega mesmo a ser superior a 4%, o que deixa vários consumidores insatisfeitos.
Se, por acaso, está a considerar mudar de operadora, a Selectra, especialista em tarifas de energia e telecomunicações, elaborou um guia onde lhe indica o que deve fazer para mudar de operadora e que tipo de abordagem deve ter para conseguir negociar as condições atuais do seu pacote.
Quer mudar de serviço rapidamente?
Verificar se o seu período de fidelização ainda está a decorrer é a primeira coisa que deve fazer antes de iniciar qualquer troca de serviço. Se já tiver ultrapassado esta data, pode mudar de operadora quando quiser, no entanto se ainda se encontrar dentro deste limite, terá de continuar a cumprir esse contrato, salvo raras exceções, como:
- Em caso de situação de desemprego, alteração de residência, emigração ou falecimento do titular;
- A operadora não respeitou ou alterou os termos do contrato sem o aviso prévio de 30 dias.
Depois de ter confirmado esta situação, o segundo passo é comparar as ofertas atuais do mercado e perceber qual a mais indicada para si. Pode realizar este processo de forma independente ou contar com ajuda de plataformas que lhe auxiliam nesta tarefa, como a Selectra.
Posto isto, chega finalmente o momento de contratar a nova operadora! O processo em si é bastante rápido, podendo realizá-lo por telefone. No entanto, se pretender ficar com o mesmo número de telefone deverá pedir a sua portabilidade, que deve ser pedida aquando da nova contratação.
E dicas para negociar as condições do seu pacote?
Num mercado que está em constante mudança, não é de estranhar que os benefícios oferecidos por uma empresa caiam em desuso e sejam rapidamente superados por novas propostas.
Isto é algo que pode aproveitar! Para isso, basta saber qual a forma mais adequada de negociar as condições do seu pacote e apresentar alguma alternativa semelhante a estas à sua operadora:
– Tente trocar um serviço por outro
Suponha que o pacote que tem contratado inclui um serviço que não lhe interessa propriamente, mas a sua operadora tem ofertas de canais exclusivos aos quais gostaria de ter acesso. Experimente propor-lhe esta troca! Poderá encontrar resistência ao início, mas terá espaço de manobra para conseguir um bom acordo.
– Renegocie as características do seu pacote perto do final do período de fidelização
Se estiver a chegar ao final do período de fidelização e considerar que os preços e as condições do seu pacote de telecomunicações são obsoletos, volte a renegociar o seu contrato. Nesta altura, a sua operadora tem uma maior preocupação em captar o seu interesse e, por isso, esta é a oportunidade perfeita para expor as suas necessidades.
– Realce o seu tempo de permanência na operadora atual
Por último, um cliente antigo tende a ter direito a um tratamento mais cuidado, correto? Se o seu tempo de permanência numa determinada operadora já for longo, sirva-se desta vantagem para conseguir baixar o valor da mensalidade ou para ter acesso a mais benefícios. Tentar não custa!