Chegou ao mercado o Mirabilis Branco 2022, um grande vinho do Douro, com o selo da Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo (propriedade da Família Amorim).
Trata-se de um vinho onde a textura, o perfume, a estrutura e as notas de excelente fruta se combinam na perfeição.
O ano de 2022 foi muito quente e muito seco, chovendo muito pouco durante o ciclo vegetativo da videira, no Inverno e na Primavera. Tudo isso teve um impacto muito forte na normal evolução das plantas. Mesmo assim as videiras de onde saiu este Mirabilis surpreenderam pela elevada capacidade de sofrimento e resistência, acabando por produzir pouco (pouco mais do que 2 toneladas por hectare, quando uma produção normal na região – que é uma das mais baixas de Portugal – andará à roda das 4,5/5 toneladas), mas de uvas com altíssima qualidade.
O Mirabilis é elaborado com uvas de vinhas velhas e centenárias onde predominam o Viosinho e o Gouveio, mas também variadíssimas outras castas de produção muito baixa e já quase inexistentes na região. Cachos pequenos, apertados e bagos singelos. Os solos de altitude superior a 650 metros, geologicamente classificados como solos de transição xisto/granítico, nas freguesias de Vilar de Maçada, Cabeda, Tabuaço e Candedo, conferem aos mostos uma genuinidade incrível, onde frescura e aroma se acentuam naturalmente. A madeira selecionada é propositadamente de segundo e terceiro ano, (utilizaram uma pequena percentagem de madeira nova, para não marcar e melhor integrar lentamente a fruta intensa).
vinhos brancos de perfumes a fruta madura, de invejável estrutura, combinando texturas, acidez e mineralidade. Falamos de vinhos tensos e profundos.
Este vinho foi o último feito na adega antiga.
Inicio da fermentação foi em inox, passado depois para a terminar e ficar a estagiar durante 9 meses em barricas de carvalho francês (Tronçais, Vosges, Nevers, Jura) e húngaro. Foi feita batonnage quinzenal durante os primeiros 5 meses.
Com a enologia a cargo de Jorge Alves e a viticultura de Ana Mota, o resultado foi um vinho extraordinariamente elegante, com aromas finos e complexos, marcados pela fruta branca, por especiarias e ainda flores silvestres, que se juntam às notas minerais de pedra molhada de
um vinho definido pela estrutura firme e pela textura granítica.
Na boca, a acidez cintilante e o corpo cheio de tensão e energia completam um conjunto que dá um imenso prazer a beber.
É um vinho de guarda que poderá melhorar e ganhar deliciosas notas terciárias durante os próximos 10 anos.
59€ | Álcool 14% | Acidez total 5,5 | pH 3,30| 21.000 grfs