No ano de 2024, as versões originais do Mickey e da Minnie (‘Steamboat Willie’) passam para o domínio público nos Estados Unidos da América.
As versões originais do Mickey e da Minnie passaram, esta segunda-feira (1 de janeiro de 2024), para o domínio público nos Estados Unidos da América (EUA). Artistas, cineastas e escritores têm agora luz verde para explorar e criar novos projetos inspirados nas versões mais clássicas destas figuras animadas mundialmente conhecidas.
A legislação norte-americana estabelece que os direitos de autor podem ser mantidos por 95 anos. Após o término desse período, as obras entram no domínio público e qualquer pessoa pode utilizar essas imagens representativas. Foi o que aconteceu neste caso, onde as versões originais do Mickey, da Minnie e de outras personagens da curta-metragem ‘Steamboat Willie’ (lançado em 1928 e realizado por Walt Disney e Ub Iwerks) alcançaram essa mesma idade e por isso já não é necessário permissão ou pagamento de taxas para usar as imagens dos ratos mais famosos do mundo, que até então pertenciam exclusivamente ao mundo encantado da Disney.
Happy Public Domain Day 2024!
May you cheerfully cruise into the new year like Mickey Mouse in Disney's 1928 cartoon 'Steamboat Willie' – now in the Public Domain in the United States and many other jurisdictions! #publicdomainday pic.twitter.com/fNccUKniw6
— Public Domain Day (@publicdomainday) January 1, 2024
Contudo, a empresa norte-americana já fez questão de salientar que as versões modernas do Mickey Mouse e de outras criações mais recentes ainda estão protegidas pelos direitos de autor e que vai continuar a salvaguardar os seus interesses nas representações contemporâneas dessas mesmas personagens.
O Mickey e a Minnie de ‘Steamboat Willie’ passam agora a constar na lista de ex-personagens da Disney que se encontram no domínio público, tais como Peter Pan, Bambi, Pequena Sereia, Branca de Neve e Cinderela.
No ano de 2024, as portas do domínio público – sem restrições de direitos de autor nos EUA – também se abrem para muitas obras conhecidas, como ‘O Amante de Lady Chatterley‘ de D.H. Lawrence, ‘Orlando‘ de Virginia Woolf, ‘O Mistério do Comboio Azul’ de Agatha Christie, ‘O Circo‘ de Charlie Chaplin e ‘Casa na Esquina do Pooh’ de AA Milne.
Para os criativos, esta é uma oportunidade única de explorar novas narrativas e de reimaginar as histórias destas figuras históricas que cativaram várias gerações. O fim dos direitos de autor das versões originais do Mickey e da Minnie marca um ponto de viragem, oferecendo uma vasta gama de possibilidades para aqueles que desejam celebrar e reinterpretar estes ícones infantis.