A Leapmotor International B.V. é uma joint venture liderada pela Stellantis numa parceria na proporção de 51%/49% entre a Stellantis N.V. e a Leapmotor, uma marca chinesa. A empresa, que iniciou as suas operações na Europa em setembro de 2024 e que deve chegar a Portugal ainda durante o mês de outubro, tem uma gama de produtos incluirá inicialmente o T03, um automóvel elétrico urbano do segmento A, e o C10, um SUV do segmento D, tendo outros modelos planeados para os próximos três anos.
C10, o SUV do segmento D
O C10 é a opção perfeita para os clientes que desejam “dar o salto” para os veículos elétricos a bateria (BEV) e precisam de um veículo familiar. Além disso, a rede de distribuição da Stellantis garante a tranquilidade em matéria de serviços e de assistência, oferecendo uma mobilidade familiar a um preço acessível. O novo SUV do segmento D da Leapmotor baseia-se na arquitetura LEAP 3.0 desenvolvida pela Leapmotor, que utiliza a melhor tecnologia elétrica inteligente da sua classe, incluindo uma configuração eletrónica integrada centralmente, o sistema Cell-to-Chassis (CTC) e o cockpit inteligente.
Com 4.739 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.825 mm de distância entre eixos, o C10 satisfaz todas as necessidades graças ao seu espaço confortável e funcional. Com uma atenção especial aos pormenores e à sustentabilidade, a conceção interior do C10 oferece um espaço avançado e inovador. É o caso, por exemplo, dos cinco botões no volante, que permitem um controlo rápido e intuitivo das funções mais utilizadas durante a condução, ou do painel de instrumentos de 10,25 polegadas que, juntamente com o ecrã central de alta-definição com 14,6 polegadas, contribui para a sensação de se conduzir um automóvel altamente tecnológico.
Com 435 litros de capacidade na bagageira, em configuração normal, o veículo pode acolher até sete malas de 20’’. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade da bagageira aumenta para 1.410 litros.
O C10 vem quipado com um motor elétrico de 160 kW (218 cv) e 320 Nm de binário, o modelo oferece um excelente comportamento em aceleração, com a distribuição do binário a garantir um elevado desempenho tanto a médias como a altas velocidades.
No que diz respeito ao carregamento, o C10 está equipado com um carregador AC de 6,6 kW, que permite passar de 30% a 80% da capacidade da bateria em cerca de 6,1 horas; para um carregamento mais rápido, o sistema DC permite alcançar o mesmo resultado em apenas 30 minutos. O conjunto de baterias de 69,9 kW garante 420 km de autonomia WLTP, tornando o C10 apto para viagens longas e para uma sustentabilidade ecológica.
O C10 será lançado no mercado com uma gama clara e simples que inclui duas configurações bem definidas: Style e Design. No que diz respeito às jantes, este SUV do segmento D conta com dois designs diferentes: na versão Style, o modelo possui jantes de liga leve de 18 polegadas com cinco raios, enquanto a versão Design apresenta jantes de liga leve de 20 polegadas que conferem ao veículo um aspeto desportivo e um maior dinamismo.
O pequeno citadino elétrico T03
Por seu lado, o T03 é um automóvel elétrico compacto de cinco portas do segmento A com dimensões semelhantes às de um modelo do segmento B. Para além da sua elegância, é um veículo agradável de conduzir e conta com uma autonomia WLTP de 265 km.
Com 3.620 mm de comprimento, 1.577 mm de largura, 1.652 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.400 mm, o T03 oferece cinco portas e quatro lugares. O teto de abrir panorâmico e a pintura bicolor reforçam o seu apelo estético, enquanto a faixa horizontal na traseira acrescenta um toque de sofisticação. As jantes de liga leve de alumínio de 15 polegadas, com raios em forma de pétala, completam o exterior.
O interior do T03 é confortável e espaçoso, com 960 mm de altura livre atrás e 950 mm de altura livre à frente, garantindo um conforto acrescido a todos os passageiros. Além disso, o veículo dispõe de tecnologias como o painel de instrumentos LCD de 8 polegadas que interage com o touchscreen central de 10,1 polegadas. O sistema é intuitivo e permite ao condutor gerir facilmente o infotainment, a navegação, o telefone e os comandos por voz.
O T03 está equipado com um grupo propulsor elétrico desenvolvido pela Leapmotor de forma totalmente autónoma. O coração do sistema reside numa bateria de 37,3 kW que oferece 265 km de autonomia no ciclo combinado WLTP e até 395 km no ciclo urbano. Especificamente, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 70 kW (95 CV) e um binário máximo de 158 Nm, o que o torna incrivelmente eficiente para a condução no dia-a-dia.
O T03 é compatível com os cabos de carregamento Tipo 2 e CCS2 e inclui um carregador de bordo de 6,6 kW e uma potência máxima de carregamento DC de 48 kW. O tempo de um carregamento doméstico, entre 30% e 80% é de cerca de 3,5 horas, enquanto a utilização de um posto de carregamento DC, para a mesma amplitude de carga, requer apenas 36 minutos.
Gama do T03
Criado para clientes jovens e dinâmicos que procura um veículo versátil e inteligente, o modelo está disponível numa única versão totalmente equipada, simplificando a experiência de aquisição. Está disponível em três cores de carroçaria – Light White, Stary Silver e Glacier Blue – e é acentuado por jantes de liga leve de alumínio de 15 polegadas, que dão um toque desportivo ao design.
Os principais equipamentos de conforto oferecidos de série incluem teto de abrir panorâmico com cortina elétrica, câmara traseira com sensores de estacionamento e ar condicionado automático. O volante multifunções é em couro sintético e o equipamento engloba também travão de estacionamento elétrico e sistema de arranque sem chave. Os vidros dianteiros e traseiros são elétricos e os espelhos retrovisores são reguláveis eletricamente. Por fim, o T03 está equipado com um ecrã multifunções de 8 polegadas para as ferramentas de condução e um ecrã central de 10,1 polegadas.
Artigo por Rui Reis