Por enquanto não passa de um concept, mas a “saltar” para a produção em série este LBX Morizo RR será um dos Lexus mais emocionantes dos últimos anos.
Na prática, trata-se de uma espécie de Yaris GR ligeiramente maior e ainda mais potente (o motor é o do Corolla GR). Esta reinterpretação do novo crossover compacto da Lexus, fez a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Tóquio. Acrescentando uma nova dimensão à personalidade inovadora do LBX, o conceito foi desenhado com o contributo direto do Chairman e Piloto-Chefe da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda – também conhecido como “Morizo”.
O LBX Morizo RR Concept recorre a um motor turbo de três cilindros em linha, e intercooler que entrega um máximo de 305 cv (224 kW), acionando as quatro rodas através de um sistema controlado eletronicamente e de uma transmissão automática Direct Shift de oito velocidades.
Houve um aperfeiçoamento dos principais elementos do modelo para reforçar o desempenho, incluindo a carroçaria, suspensão e pneus. A otimização da aerodinâmica foi outra das prioridades no desenvolvimento deste LBX, o que levou a equipa a aplicar tecnologia usada em provas aéreas de alta velocidade (Air Racing).
Característico de Morizo, o tom amarelo aparece na moldura da grelha unificada, nas pinças dos travões e nos cintos de segurança.
Especificações técnicas do LBX Morizo RR Concept
Veículo base |
Lexus LBX |
DIMENSÕES | |
Comprimento (mm) |
4,190 |
Largura (mm) |
1,845 (+20) |
Altura (mm) |
1,535 (-10) |
MOTORIZAÇÃO | |
Código do motor |
G16E-GTS |
Tipo | 3 cilindros em linha com turbocompressor e intercooler |
Potência máxima (cv DIN/kW @ rpm) |
305/224 @ 6,500 |
Binário máximo (Nm @ rpm) |
400 @ 3,250 – 4,600 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo |
Automática de 8 velocidades “Direct Shift” |
Transmissão |
AWD de controlo eletrónico permanente |
PNEUS | |
Dimensão |
235/45R19 (jantes em liga leve exclusivas) |
SUSPENSÃO | |
Frente |
MacPherson |
Traseira |
Duplo braço |
TRAVÕES | |
Frente/traseira |
Discos 18” ventilados/ discos 16” |
TONALIDADES | |
Exterior |
Sonic Chrome com Preto |
Interior |
Ocre |
Artigo por Rui Reis