A Jeep acaba de revelar a nova geração do Compass — e está tudo diferente, sem perder nada da essência. O SUV que já conquistou mais de 2,5 milhões de condutores à escala global desde 2006 entra agora numa nova era, mais refinada, mais tecnológica e 100% alinhada com o futuro da mobilidade. Do design ao desempenho, passando pela conectividade e pela eletrificação, este é um Compass pensado para os dias de hoje — e para os desafios de amanhã.
Design que se impõe, sem forçar
O novo Compass mostra ao mundo como se evolui um ícone. A silhueta continua musculada e atlética, mas agora com linhas mais fluidas e sofisticadas. A grelha de sete aberturas mantém-se como assinatura da marca, tal como as cavas das rodas trapezoidais e os detalhes funcionais que reforçam a personalidade robusta — mas agora com uma aerodinâmica aprimorada (Cx inferior a 0,3). Resultado: mais eficiência, mais silêncio em andamento, mais presença.
As novas cores não foram escolhidas ao acaso. Cada tom homenageia uma paisagem natural — do verde Hawaii ao branco Antarctica, passando por tonalidades que evocam florestas, oceanos ou vulcões. Um detalhe poético, num SUV que se move com a alma da aventura, mas com o corpo bem ancorado na modernidade.
Por dentro, o novo Compass ganha em todos os aspetos que interessam. Com base na plataforma STLA Medium da Stellantis, oferece mais 55 mm de espaço para as pernas e uma bagageira que chega agora aos 550 litros. Há ainda 34 litros de arrumação extra no habitáculo e uma versátil divisão do banco traseiro (40/20/40). Tudo pensado para um quotidiano prático — mas pronto para escapadelas improvisadas.
Tecnologia de topo (mesmo)
Se há área onde o novo Compass se destaca é na integração tecnológica. De série em toda a gama, encontramos um painel de instrumentos digital de 10 polegadas e um ecrã de infoentretenimento de 16 polegadas, além de conectividade avançada com atualizações over-the-air (OTA), assistente de condução autónoma de nível 2, head-up display e até sistema de iluminação em matriz LED. São funcionalidades que normalmente se veem nos segmentos premium, mas que aqui fazem parte do pacote base.
ADN Jeep
Mantendo intacto o ADN Jeep, o novo Compass está preparado para enfrentar a cidade, a montanha ou a lama — tudo com a mesma confiança. Há versões com tração dianteira ou integral, todas com sistema Selec-Terrain de série, distância ao solo até 200 mm e aptidão para enfrentar águas com 470 mm de profundidade.
A gama de motores acompanha esta versatilidade. Temos:
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Híbrido 48V de 145 cv para quem procura eficiência sem compromissos.
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Plug-in Hybrid de 195 cv, com tração às quatro rodas e mais autonomia elétrica.
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Três versões 100% elétricas (BEV): a mais acessível com 213 cv e tração dianteira; a mais radical com 375 cv e tração integral, capaz de enfrentar rampas de 20% mesmo sem tração à frente. Tudo graças a um novo motor traseiro que oferece um binário surpreendente de 3.100 Nm às rodas.
E o carregamento? Simples: carregador rápido DC de 160 kW (20-80% em cerca de 30 minutos) e até 650 km de autonomia, com uma bateria de 74 kWh nas versões topo de gama.
First Edition: para quem gosta de ser o primeiro
A nova geração do Compass chega ao mercado com a versão First Edition, limitada, equipada e exclusiva. Está disponível com dois grupos motopropulsores:
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e-Hybrid 145 cv a partir de 41.000€
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BEV 213 cv (74 kWh) por 51.750€
Inclui jantes até 20 polegadas, condução autónoma nível 2, faróis LED Matrix, bancos aquecidos, câmara traseira e porta traseira elétrica mãos-livres. Opcionalmente, é possível adicionar bancos ventilados com massagem e teto panorâmico. Sim, o luxo também chegou aos trilhos.
Artigo por Rui Reis