O Polestar 4 já está oficialmente à venda em Portugal com um preço inicial de 68 000€. A produção deverá começar a meio de 2024 e as primeiras entregas estão previstas para agosto.
Um dos detalhes mais curiosos é que, graças à eliminação do vidro traseiro, o teto panorâmico, de série, estende-se para além da altura das cabeças dos ocupantes traseiros, criando um ambiente interior verdadeiramente único.
O Polestar 4 é o modelo de produção mais rápido que a marca produziu até à data. Os 0-100 km/h são feitos em apenas 3.8 segundos e a potência máxima de 400 kW (544 hp). Os motores apresentam ímanes permanentes e um design síncrono. A dinâmica de condução é fiel à marca Polestar – as respostas da direção e o comportamento são precisos resultando numa experiência de condução emocionante e ágil para todos os ocupantes.
Estão disponíveis versões dual e single motor, sendo que as segundas apresentam tração traseira. Apesar da elevada potência e performance, o controlo e a confiança são sempre fatores fundamentais na produção de um modelo elétrico para utilização quotidiana agradável e responsável. A versão Dual motor apresenta uma suspensão semi-ativa para um nível adicional de ajuste entre o conforto e a dinâmica.
Ambas as versões apresentam uma bateria de 100 kWh. A Long range Dual motor tem 400 kW (544 hp), 686 Nm e um objetivo preliminar de autonomia até 580 km WLTP. Possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico dianteiro, permitindo, quando este não é necessário, maximizar a autonomia e a eficiência.
A versão Long range Single motor inclui um motor de 200 kW (272 cv) e 343 Nm na traseira e um objetivo de autonomia preliminar de até 610 km WLTP.
Capacidade de carga de 200 kW
Todas as versões incluem capacidade de carga até 200 kW DC e 22 kW AC sendo a tampa para o carregamento motorizada. Está também instalada de série, uma bomba de calor, que permite que o automóvel condicione, antecipadamente, a cabine interior e a bateria.
Tendo como base a plataforma premium Sustainable Experience Architecture (SEA) desenvolvida para Geely Holding, o Polestar 4 é um SUV coupé para o segmento D que apresenta uma distância entre eixos de 2999 mm. O seu comprimento total são 4840 mm, a largura é de 2139 mm e a altura chega aos 1534 mm.
Os novos materiais interiores incluem um têxtil de malha personalizado que consiste em PET 100% reciclado, juntamente com vinil bio MicroTech e estofos em couro rastreado da Bridge of Weir – em que as peles em bruto são subprodutos da indústria alimentar e provêm de explorações escocesas que são classificadas de forma independente pelo Índice de Proteção dos Animais.
O têxtil de malha personalizado nos estofos introduz uma nova técnica na indústria automóvel. Inicialmente apresentado no protótipo Precept, este têxtil é feito de polyester 100% reciclado.
Os tapetes de interior são feitos usando PET reciclado e os tapetes de chão utilizam ECONYL, o que inclui redes de pesca recuperadas. Painéis específicos para guarnição das portas são feitos de NFPP (polipropileno de fibra natural), o que resulta em até 50% menos plástico e uma redução de peso até 40%.
O equipamento de série inclui um total de doze camaras, um radar e doze sensores ultrassónicos. Isto inclui uma câmara de monitorização do condutor, que apenas transmite dados e não grava vídeo, para monitorizar os movimentos da cabeça e dos olhos do condutor ajudando a evitar acidentes relacionados com a fadiga ou com a incapacidade.
Diante da coluna de direção está incorporado um painel de 10.2 polegadas que inclui informação sobre a velocidade, a bateria e a autonomia. Para reduzir a distração, está incluído um head-up display (HUD) em frente ao condutor com uma área de projeção de 14.7 polegadas onde estará disponível informação chave sobre o automóvel, o telefone e a navegação, para assim melhorar a atenção do condutor. O HUD inclui ainda um “modo de neve” inteligente que passa a cor do texto de branco para amarelo, melhorando a visibilidade em condições atmosféricas adversas.
O Pack Pilot opcional inclui Pilot Assist com assistência à mudança de faixa, ativado pelo condutor ao tocar no manípulo indicador na direção desejada.
Packs de Equipamento e Upgrades
O nível de equipamento de série é bastante completo, mas existem packs adicionais que permitem acrescentar opções específicas para ir de encontro a gostos diferenciados. O Pack Plus inclui upgrades de conforto e de tecnologia, com o Pack Pro a acrescentar jantes de 21 polegadas e detalhes de design subtis. O upgrade Nappa poderá ser acrescentado ao Pack Plus, e inclui estofos em couro Nappa ventilados, com certificação de origem responsável, função de massagem, altifalantes de apoio de cabeça adicionais para os bancos dianteiros e confortáveis apoios de cabeça traseiros.
O Pack Pilot inclui o Pilot Assist e outras funcionalidades de assistência à condução. O Pack Performance melhora o aspeto dinâmico e a experiência de condução da versão Long range Dual motor, com jantes de 22 polegadas, travões Brembo de 4 êmbolos, uma afinação de chassis Polestar Engineered incorporada, e detalhes “Swedish gold” para os travões, cintos de segurança e tampas das válvulas.
Polestar 4 | Preço |
Long range Single motor (com entrega) | EUR 68.000 |
Long range Dual motor (com entrega) | EUR 75.000 |
Pack Pilot | EUR 1.500 |
Pack Plus | EUR 5.500 |
Pack Pro | EUR 2.000 |
Performance Pack (só Dual Motor) | EUR 4.500 |
Artigo por Rui Reis