Todos os anos a terceira segunda-feira do ano é conhecida como o dia mais triste. Conheça o fenómeno Blue Monday e as razões para o mesmo.
Hoje, dia 15 de janeiro, não é um dia qualquer. É a Blue Monday (Segunda-feira Azul, traduzindo para português), ou seja, o dia mais triste do ano. Mas porque foi escolhido este dia e qual a origem deste fenómeno? Fomos descobrir. A verdade é que o dia mais triste do ano ocorre sempre na terceira segunda-feira de janeiro e isto porque, as segundas são sempre os dias mais odiados da semana – estão associados ao regresso ao trabalho ou à escola.
A Blue Monday foi um conceito criado em 2004 pelo psicólogo Cliff Arnall a pedido da agência de viagens Sky Travel, que pretendia promover uma campanha de inverno. A partir daí, inúmeras marcas tiraram proveito deste dia para lançarem campanhas promocionais.
E porquê em janeiro? As razões passam por já terem passado as festas – Natal e Ano Novo – e por ser, normalmente, o mês mais frio no hemisfério norte. Segundo o ‘The Independent‘, outra das justificações é o facto de nesta quinzena as pessoas começarem a pensar que não estão a cumprir com as suas resoluções de Ano Novo ou começarem a ganhar desmotivação e/ou melancolia.
Este dia (Blue Monday) é também considerado uma jogada de marketing, pois os consumidores ao saberem que é o dia mais triste do ano, ainda se sentem pior e com isso ficam mais vulneráveis. Logo, a publicidade e as promoções são bastante atrativas e captam uma maior atenção de forma a existir um maior número de vendas.