É já este sábado, dia 15 de junho, que o Porto acolhe a “GLEX Ignition”, a abertura da quinta edição da Global ExplorationSummit (GLEX Summit).
Esta é a primeira vez que a cidade do Porto abre a cimeira, com um dia dedicado à exploração espacial e à inovação, que inclui um momento único de gravação ao vivo do famoso podcast da BBC “The Infinite Monkey Cage”, pelo apresentador e comediante Robin Ince, com Brian Cox, físico e apresentador de programas científicos da BBC, e convidados.
A elite da exploração mundial, representada por nomes como Fabien Cousteau, Lee Berger, Britney Schmidt ou Tess Caswell, segue depois para Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, onde, nos dias 18 e 19 de junho, vai ser discutido o poder e o futuro da exploração, do fundo dos oceanos, às novas missões espaciais.
A “GLEX Ignition” começa no sábado, pelas 10h15, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, com uma sessão de abertura pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco.
Este é um dia dedicado à exploração espacial e à inovação, começando com a sessão “Living in Space: From Space Stations to Deep Space”, em que se irá discutir a evolução das estações espaciais e o seu papel na preparação de missões espaciais de longa duração, assim como as implicações sociais de estabelecer habitats humanos sustentáveis para além do planeta Terra.
“Returning to the Moon and Beyond: Exploration in the next Decade” é a sessão que se segue, onde vai ser debatida a importância do regresso à Lua, os objetivos para a próxima década lunar, os desafios e os riscos envolvidos, assim como o papel da inovação, tecnologia e empreendedorismo no avanço da indústria espacial. O comunicador e storyteller ligado à NASA e à exploração espacial, vai apresentar a missão Artémis, que tem como objetivo levar os humanos de volta à Lua ainda esta década, como também as primeiras astronautas mulheres e afrodescendentes.
Ao final da manhã, tempo para falar com aventureiros e apaixonados pelo espaço, no painel “Celebrating Space Dreams: Conversations with Suborbital Pioneers”, com a presença, entre outros, de Sara Sabry, a primeira astronauta egípcia na missão Blue Origin NS-22 e o empresário Mário Ferreira.
Ao início da tarde, o reputado paleoantropólogo Lee Berger fala sobre “Novas Descobertas sobre as Origens Humanas” e a seguir a plateia assiste à gravação ao vivo do famoso podcast da BBC “The Infinite Monkey Cage”, do comediante e apresentador Robin Ince, com Brian Cox, físico e apresentador de programas científicos da BBC.
Ilha Terceira volta a receber a elite da exploração mundial
Depois do Porto, a “nata” da exploração mundial viaja, pelo segundo ano consecutivo, para a ilha da Terceira, onde nos dias 18 e 19 de junho continuam as palestras sobre as mais emocionantes descobertas destas cerca de quatro dezenas de exploradores e cientistas, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
Na terça-feira, dia 18, o programa começa pelas 9h30, com a sessão “Stargazers & Trailblazers”, que reúne alguns dos maiores apaixonados pela exploração espacial e das profundezas do mar e da terra.
A segunda sessão do dia, “From the Front Lines” dá destaque aos exploradores que, em situações de conflito, superaram todas as expectativas, dando seguimento à sua investigação e aos seus objetivos.
O último momento do primeiro dia no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo é uma sessão especial com a SOE’24 – Space, Ocean and Earth Insights, promovida pela INESC TEC, que terá como tema “Women in Exploration: Breaking Boundaries”.
O segundo dia começa às 9h30, com um painel dedicado ao tema “Infinite Horizons”, que dá destaque às mais ambiciosas e inovadoras formas de exploração. Um dos tópicos da discussão será o TITAN, numa altura em que se assinala o aniversário de um ano da implosão que provocou a morte dos cinco passageiros que seguiam a bordo do submersível. O projeto “Darwin200”, uma expedição que recria a viagem do cientista em nome do ambiente, estará também em destaque.
Os segredos da natureza e as origens da humanidade dão o mote à segunda sessão do dia, com um painel designado “Beyond the Veil”.
A sessão “The Magic of Exploration” encerra a quinta edição da GLEX Summit 2024.
A GLEX Summit é organizada pela portuguesa Expanding, com a chancela e a curadoria do nova-iorquino The Explorers Club.
Artigo por Rui Reis