A convite da Cupra, a New Men deslocou-se a Madrid para assistir ao vivo e a cores ao lançamento de dois novos modelos: o Cupra Leon, nas variantes de 5 portas e Sportstourer, e o Cupra Formentor.
O novo Cupra Leon, que chega a Portugal em julho e cujas encomendas se iniciam ainda em maio, incorpora o novo ADN da linguagem de design exterior da Cupra para o segmento dos compactos, com a frente afilada, o emblema no capot, os faróis LED matrix e o logótipo integrado e iluminado, posicionado no centro das luzes traseiras LED.
Em termos de motorizações, os novos Cupra Leon carro e carrinha estarão disponíveis com uma nova geração de motores híbridos plug-in (eHybrid) que debitam até 272 cv (200 kW), com mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica e agora compatível com carregamento rápido (carregamento até 50 kW DC).
A bordo, os Cupra Leon incorporam elementos de novo design, como a consola central, os painéis das portas, o painel de instrumentos e os estofos. Foi também melhorado com novos materiais, adotando uma abordagem mais sustentável com os bancos revestidos em microfibra 73% reciclada ou em pele ecológica.
A digitalização também está no centro das atenções do condutor. Uma nova e melhorada HMI está implementada no cockpit digital atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de 12,9” de maiores dimensões, com um cursor retro iluminado.
Assumindo a sua vocação desportiva, os novos Cupra Leon, seja na versão 5P ou Sportstourer, contam com uma seleção de novos designs de jantes; existe uma gama de nove jantes de liga leve entre 18’’ e 19’’.
Motores para todos os gostos
O Cupra Leon estará disponível com quatro tecnologias diferentes de motores diferentes: TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e uma nova geração eHybrid (híbrido plug-in). As opções de motorização vão de 150 cv a 272 cv entre as variantes hatchback e Sportstourer.
TSI (gasolina)
As convencionais motorizações a gasolina continuam a ser o pilar central da gama de motores do novo Cupra Leon, incluindo novas opções. Todos os motores beneficiam de injeção direta com turbocompressor, com potências entre os 150 cv (110 kW) para proporcionar a dinâmica de veículo de elevada performance.
A gama inclui um motor de quatro cilindros e 1.5 litros com 150 cv (110 kW) associado a uma caixa manual de 6 velocidades e disponível tanto na versão hatchback como na Sportstourer
eTSI (mild hybrid)
O Cupra Leon está disponível com uma opção mild hybrid (eTSI). O sistema, que está disponível com uma nova unidade a gasolina de 1.5 litros e 150 cv (110 kW), exclusivamente em combinação com a transmissão DSG, associa a tecnologia mild-hybrid de 48V ao motor de combustão, que não só acrescenta a eficiência da eletrificação como também o conforto de utilização.
O sistema recorre a um motor de arranque de 48V e a uma bateria de iões de lítio de 48V, sendo os ganhos de eficiência obtidos, em parte, porque o sistema permite que o CUPRA Leon ande com o motor desligado em alguns cenários de condução, recuperando energia na travagem e apoiando o motor com alguma assistência elétrica. O sistema foi melhorado e a ignição do automóvel passa a ser efetuada também através do sistema de 48V, tornando-a ainda mais suave (em comparação com o anterior sistema de 12V).
TDI (Diesel)
O Diesel também faz parte da gama de motores, uma versão importante para alguns mercados e clientes. Respondendo às exigências, o TDI de 2.0 litros está associado a uma caixa DSG de 7 velocidades e produz 150 cv (110 kW).
eHybrid (híbrido plug-in)
O novo Cupra Leon – quer na versão de 5 portas, quer no Sportstourer – inclui duas opções de motorizações eHybrid de nova geração: 204 cv (150 kW) e 272 cv (200 kW).
Ambas estão equipadas com o novo motor 1.5 TSI, um motor elétrico e um conjunto de baterias de maior capacidade que oferece agora 19,7 kWh (úteis). Isto permite que o novo Cupra Leon ofereça uma condução ecológica e uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 km. A bateria pode agora ser carregada rapidamente até 50kW (carga DC), ou em casa utilizando uma Wallbox de 11 kW (anteriormente, 3,6kW).
O Cupra Leon VZ e-HYBRID (200 kW/272 cv) pode ser equipado com travões Brembo. As pinças Brembo de quatro pistões combinam-se com travões de disco perfurado de maiores dimensões em comparação com as opções de série (370x32mm), oferecendo uma maior potência de travagem.
Novo Cupra Formentor
A outra novidade que fomos conhecer a Madrid foi o novo Cupra Formentor. Desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell, o novo Formentor será lançado em Portugal em setembro com uma nova geração de mecânicas híbridas plug-in (eHybrid) que debitam até 272 cv (200 kW), com mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica e agora compatível com carregamento rápido (carregamento até 50 kW – DC).
No topo da oferta, temos uma versão com um novo motor a gasolina (TSI), de 333 CV (245 kW), tecnologia de repartição de binário e travões Akebono. .
A frente do novo Formentor é forte e distinta, integrando o logótipo Cupra diretamente no capot, por cima da grelha dianteira de grandes dimensões, e marcada pelos faróis dianteiros de LED matrix opcionais que incorporam o design clássico – três triângulos iluminados enquadrados num triângulo.
Na traseira, as luzes em toda a largura da carroçaria, integram o logótipo iluminado ao centro, enquanto a porta da bagageira em forma de V realça o emblema, ajudando a distinguir o look do veículo, independentemente do ângulo de observação.
Design interior de inspiração desportiva
O novo Cupra Formentor recebe o condutor e o passageiro com uma cerimónia de boas-vindas, projetando o logótipo no chão e iluminando a porta.
A digitalização também está no centro das atenções do condutor. Um novo e melhorado HMI está implementado no cockpit digital atrás do volante, bem como no maior sistema de infoentretenimento de 12,9”, com um cursor retro iluminado.
O sistema de infoentretenimento inclui uma App Bar melhorada, widgets e a Clima Bar retro iluminada para uma interface mais fácil de utilizar. É tudo uma questão de simplicidade, personalização e design de ponta. O controlo da climatização está agora integrado no ecrã da unidade principal, tornando todas as funções e assistentes do veículo acessíveis com apenas um clique, unindo as interações digitais e físicas.
Motores entre os 150 cv e os 333 cv
O novo Cupra Formentor estará disponível com uma vasta gama de motorizações, incluindo quatro tecnologias diferentes: TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e uma nova geração de motores eHybrid (híbrido plug-in). No total, existem seis opções de grupos de motorização, desde 150 cv a 333 cv.
A versão de entrada do novo Cupra Formentor conta com a nova unidade a gasolina TSI de 1.5 litros de 150 CV (110 kW), associada a uma transmissão manual de 6 velocidades. No topo da gama do novo Cupra Formentor estão as variantes VZ. VZ significa “Veloz” em espanhol, ou seja, rápido, uma forma perfeita de descrever as versões mais potentes do CUV. O Formentor VZ estará disponível com uma opção a combustão: debita 333 cv (245 kW) e está associada a uma caixa DSG de 7 velocidades.
O Formentor está também disponível com uma opção mild hybrid (eTSI), permitindo ao CUV oferecer níveis de eficiência ainda mais elevados. O sistema, que está disponível com o motor a gasolina de 1.5 litros e 150 cv (110 kW), exclusivamente em combinação com a transmissão DSG, associa ao motor de combustão a tecnologia mild-hybrid de 48V.
O Diesel faz também parte da gama de motores do novo Cupra Formentor, uma versão importante para alguns mercados e clientes. Respondendo às exigências, o TDI de 2.0 litros está associado a uma caixa DSG de 7 velocidades e produz 150 cv (110 kW).
Por fim, o novo CUPRA Formentor inclui duas opções de motorização eHybrid da próxima geração: com 204 cv (150 kW) e com 272 cv (200 kW).
Ambas estão equipadas com o novo motor 1.5 TSI, um motor elétrico e um conjunto de baterias de maior capacidade que oferece agora 19,7 kWh (úteis) e permite que o novo Cupra ofereça uma experiência ecológica com uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 km. A bateria pode agora ser carregada rapidamente até 50 kW (carregamento DC) em estrada ou em casa, utilizando uma Wallbox de 11 kW (anteriormente, 3,6 kW).
O CUPRA Formentor VZ e-HYBRID (200 kW/272 cv) pode estar equipado com travões Brembo. As pinças Brembo de quatro pistões combinam-se com travões de disco perfurado de maiores dimensões em comparação com as opções de série (370x32mm), oferecendo uma maior potência de travagem.
Artigo por Rui Reis