O antigo primeiro-ministro do Canadá, Brian Mulroney, é um dos responsáveis pela criação do Acordo de Comércio Livre da América do Norte.
O Canadá está de luto pela morte de Brian Mulroney, o antigo primeiro-ministro que liderou o país entre 1984 a 1993. Conhecido pela sua liderança firme e pelas suas contribuições significativas para as relações comerciais internacionais, o antigo primeiro-ministro do Canadá faleceu aos 84 anos de idade, nesta quinta-feira (29 de fevereiro), conforme anunciado pela própria família.
“Em nome da minha mãe e da nossa família, é com grande tristeza que anuncio o falecimento do meu pai, o ilustre Brian Mulroney, 18º primeiro-ministro do Canadá. Morreu em paz, rodeado pela família”, anunciou a filha Caroline Mulroney.
A morte de Brian Mulroney despertou uma onda de homenagens, incluindo as palavras do atual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que expressou o seu pesar e reconhecimento pelo serviço dedicado à nação.
“Nunca deixou de trabalhar para os canadianos e tentou sempre fazer deste país um lugar ainda melhor. Nunca esquecerei as perspectivas que partilhou comigo ao longo dos anos. Era generoso, incansável e incrivelmente apaixonado”, referiu Justin Trudeau na sua página oficial da rede social X.
Brian Mulroney loved Canada. I’m devastated to learn of his passing.
He never stopped working for Canadians, and he always sought to make this country an even better place to call home. I’ll never forget the insights he shared with me over the years – he was generous, tireless,…
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 29, 2024
Brian Mulroney foi eleito líder do Partido Conservador do Canadá em 1983 e um ano depois (1984) alcançou a posição de primeiro-ministro com uma impressionante vitória eleitoral, onde obteve a segunda maior percentagem de deputados na história daquele país, com 75%.
Durante o seu mandato, que durou até ao ano de 1993, Brian Mulroney desempenhou um papel fundamental na negociação do Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos da América (EUA), na altura sob a presidência de Ronald Reagan. Esta iniciativa, embora tenha sido controversa dentro do Canadá, acabou por evoluir, com a inclusão do México, para o Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA), que elimina as barreiras ao comércio de bens e serviços e aos investimentos entre os três países membros.
A morte do antigo primeiro-ministro do Canadá marca o fim de uma era na política deste país, deixando um legado de liderança e de negociação internacional que será lembrado no futuro por muitas gerações.