Depois de um ano que ficou marcado pela greve em Hollywood, os próximos meses vão ter vários filmes a chegarem aos grandes ecrãs do cinema.
O ano de 2023 ficou marcado por uma greve histórica na indústria cinematográfica, que paralisou o setor e causou o adiamento de várias produções para 2024. Agora que já entramos no mês de janeiro , os amantes do cinema podem esperar um ano repleto de grandes estreias cinematográficas.
Uma das estreias mais aguardadas é o filme ‘Ferrari’ baseado na vida de Enzo Ferrari, ícone do mundo do automobilismo, que será protagonizado por Adam Driver. A longa-metragem, dirigida por Michael Mann, chega às salas de cinema esta quinta-feira (4 de janeiro) e promete ser a primeira grande experiência cinematográfica deste ano.
Outro destaque para 2024 é o ‘Pobres Criaturas’, que vai marcar o regresso de Emma Stone aos grandes ecrãs. O filme, produzido pela própria atriz, conquistou o ‘Leão de Ouro’ no Festival de Cinema de Veneza (Itália) e estava originalmente previsto para sair nas salas de cinema em 2023. Porém, a produção foi afetada pela greve em Hollywood, que também adiou a segunda parte do filme ‘Dune’, dirigido por Denis Villeneuve e protagonizado por Timothée Chalamet, que terá assim a sua estreia no próximo mês de março.
Para além desta sequela, em 2024, haverão outras muito aguardadas por todos os amantes de cinema, como são os casos de ‘Godzilla x Kong: O Novo Império’ – chega às salas de cinema em abril –, ‘O Reino do Planeta Dos Macacos’ e ‘Furiosa: Uma saga de Mad Max’ – ambos no mês de maio deste ano.
‘Deadpool 3’ – dirigido por Shawn Levy e protagonizado Ryan Reynolds –, ‘Joker: Folie a Deux’ – dirigido por Todd Philips e protagonizado por Joaquin Phoenix – e ‘Gladiador 2’ – dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Denzel Washington – são outros dos filmes mais aguardados de 2024. No entanto, nenhum destes três filmes revelou até agora qualquer imagem das respetivas produções.
No que diz respeito aos filmes de animação, 2024 reserva algumas novidades que prometem animar qualquer um, como são os casos dos novos filmes do ‘Panda Kung-Fu 4’, da DreamWorks, de ‘Gru – O Mal Disposto 4’, da Illumination, e de ‘Divertidamente 2’, da Pixar.
Mudando para a sala do cinema nacional, os filmes a destacar para este ano são ‘Soares é Fixe’ de Sérgio Graciano e ‘O Vento Assobiando nas Gruas’ de Jeanne Waltz – adaptação do livro de Lídia Jorge –, que chegam aos grandes ecrãs no final do mês de fevereiro.
Estes são só alguns dos vários exemplos de filmes que vão chegar às salas de cinema no decorrer do ano de 2024.