No último trimestre de 2023, a BYD vendeu mais automóveis elétricos a nível mundial do que a Tesla, superando a empresa de Elon Musk por 41 000 unidades. Esta é uma tendência que já se vinha a sentir nos últimos anos e, embora a Tesla, no acumulado de 2023, tenha mantido a liderança nas vendas de veículos 100% elétricos, a chinesa BYD reduziu drasticamente a distância que separava as duas marcas, que, neste momento, se cinge a pouco mais de 200 mil unidades (1,8 milhões para a Tesla e 1,57 milhões para a BYD).
Em 2023, a BYD completou a sua matriz de marcas, incluindo as séries Dynasty (ATTO 3, TANG e HAN), Ocean (SEAL e DOLPHIN), DENZA, FANGCHENGBAO e YANGWANG. Este desenvolvimento solidificou a posição da BYD como tendo um dos portfólios mais extensos no setor global das novas energias. As séries Dynasty e Ocean alcançaram vendas impressionantes de 2.877.353 unidades, registando um aumento de 55,3% em relação ao ano anterior.
A BYD está agora entre os dez maiores da indústria automóvel a nível mundial, demonstrando o seu enorme potencial no setor das novas energias. Com o compromisso de promover “inovações tecnológicas para uma vida melhor”, a marca continuará a acelerar a transição para um futuro mais verde e a contribuir para a sua visão de “Ajudar a arrefecer a Terra em 1°C”.
Artigo por Rui Reis