Mais do que uma justa homenagem ao icónico e vanguardista coupé da Citroën nascido no começo dos anos 70, o SM TRIBUTE celebra dez anos de arte e elegância desde a criação da DS Automobiles e a sua participação no primeiro Chantilly Arts & Elegance
O SM representou o auge da inovação automóvel francesa. Este grand tourer foi um verdadeiro concentrado de tecnologia. O seu estilo aerodinâmico, concebido por Robert Opron, era simultaneamente elegante e vanguardista. Sob o capot, um potente V6 (oriundo da Maserati) oferecia um desempenho excecional em estrada. Mas o que realmente fazia do SM um automóvel notável era a sua suspensão hidropneumática, herdada do DS, que lhe conferia um conforto de condução inigualável e uma aderência à estrada exemplar.
O SM continua hoje a ser um modelo de culto, desejado por colecionadores de todo o mundo. A sua combinação única de conforto, performance e inovação faz do SM uma verdadeira lenda automóvel.
Se o SM causou um grande impacto, foi também graças ao seu interior luxuoso e minucioso. Os materiais de alta qualidade, a construção de grande precisão e a ergonomia apurada criaram uma atmosfera particularmente requintada no interior. O painel de bordo, com os seus instrumentos circulares e o seu volante característico, era simultaneamente funcional e estético. O SM estava também muito bem equipado para a época, incluindo bancos elétricos, ar condicionado e direção assistida. Para além do seu carácter dinâmico, o SM era um automóvel capaz de oferecer um conforto de primeira classe aos seus ocupantes.
Reinterpretação atual, mas não menos arrojada
O look bicolor alargado foi trabalhado em torno de uma reinterpretação da cor Gold Leaf que figurava na brochura de 1971.
O SM não tinha uma grelha superior evidente, que foi substituída por uma ampla secção em vidro que revelava os módulos dos faróis e a chapa de matrícula. Cinquenta anos mais tarde, esta secção em vidro transforma-se num ecrã 3D que se ilumina até meio, enquadrado por uma assinatura luminosa composta por três módulos de cada lado – tal como no passado – reforçada por oito DRL (Luzes de Circulação Diurna) com ponta de diamante e verticais, com base numa forma de tríade que convergem num ponto como a proa de um navio.
O perfil mantém as linhas características do SM, conduzindo o fluxo de ar da frente para a traseira mais estreita. Atrás de duas grandes janelas, o painel traseiro é cortado ao meio e continua a fazer a parte traseira flutuar em forma de S. Naturalmente, as rodas traseiras são parcialmente revestidas com peças amovíveis.
Embora mantenha as proporções icónicas do SM, com um comprimento de 4,94 m (+ 3 cm) e uma altura de 1,34 m (+ 2 cm), o SM TRIBUTE ganha sobretudo em musculatura e presença, com uma largura de 1,98 m (+ 14 cm). Em busca de eficácia, a distância ao solo passa para 12 centímetros (-3,5 cm). O SM TRIBUTE assenta em grandes jantes de 22 polegadas embelezadas com inserções aerodinâmicas.
Parceira do “Chantilly Arts & Elegance” desde o seu início em 2014, a DS Automobiles apresenta o SM TRIBUTE no décimo aniversário do concurso realizado nos jardins tipicamente franceses do Château de Chantilly.
Instalado num espaço de 120 m2 junto a um SM original, o SM TRIBUTE participará no “Concours d’Elegance” no dia 15 de setembro (próximo domingo).
Artigo por Rui Reis