A Liga Portugal anunciou que quer implementar esta inovação, de ouvir as comunicações entre árbitro e VAR, já na final four da Taça da Liga.
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) obteve a autorização da FIFA e do International Football Association Board (IFAB) para introduzir uma inovação revolucionária nos estádios de futebol portugueses: a explicação em tempo real das decisões do árbitro, em conjunto com o videoárbitro (VAR). Portugal será assim um dos pioneiros na implementação deste sistema, após a FIFA ter realizado testes bem-sucedidos no Mundial feminino de 2023.
Esta autorização vai permitir que os árbitros comuniquem as decisões factuais aos espetadores presentes no estádio em tempo real, utilizando o sistema sonoro da respetiva infraestrutura desportiva. Por exemplo, as equipas de arbitragem terão a possibilidade de explicar se um lance foi uma falta dentro ou fora da área ou se um jogador estava ou não em posição de fora de jogo.
Este avanço não é inédito no mundo do desporto, visto que nas modalidades de râguebi ou de futebol americano já é utilizado um sistema semelhante há muito tempo. No entanto, o futebol português vai estar na vanguarda ao incorporar esta tecnologia nos jogos do desporto rei. A fase de testes para a este sistema está prestes a ser iniciada, embora ainda não haja uma confirmação sobre quando exatamente irá ocorrer.
Esta medida, é defendida pelo Conselho de Arbitragem da FPF, desde o mês de julho do ano passado, e tem um objetivo pedagógico de proporcionar a todos uma melhor compreensão das decisões tomadas pelas equipas de arbitragem. “O CA [Conselho de Arbitragem] é da opinião que a divulgação de áudios auxilia a total compreensão da função de arbitrar”, referiu a organização liderada por José Fontelas Gomes.
A Liga Portugal também congratulou a decisão da FIFA e do IFAB, anunciando que pretende implementar a divulgação dos áudios do VAR em tempo real já na próxima semana durante a final four da Taça da Liga, que se realizará em Leiria e que contará com três jogos: as meias-finais SC Braga – Sporting (23 de janeiro, às 19h45) e Benfica – Estoril (24 de janeiro, às 19h45) e a final (27 de janeiro, às 19h45) que será entre os vencedores dessas respetivas partidas. “Esta alteração às políticas do VAR são uma forma de aproximar mais o adepto do jogo e da compreensão daquelas que são as decisões tomadas pelas equipas de arbitragem”, realça o comunicado da instituição presidida por Pedro Proença.
Com a implementação desta inovação, Portugal reforça a sua posição na vanguarda das mudanças tecnológicas no futebol, promovendo uma maior transparência e envolvimento dos adeptos nas decisões do jogo. O estádio, antes apenas palco de emoções, torna-se agora um local onde a explicação das decisões é audível, proporcionando uma experiência desportiva mais enriquecedora para os fãs do desporto rei.
De recordar que, no mês de setembro de 2023, todas as comunicações entre árbitros e videoárbitros (VAR) nos jogos da Primeira Liga portuguesa de futebol passaram a ser divulgadas mensalmente num programa televisivo da SportTV.