A três semanas dos Óscares, os filmes ‘Oppenheimer’ e ‘Pobres Criaturas’ foram os grandes vencedores dos prémios de cinema BAFTA.
O filme ‘Oppenheimer’ voltou a ter um momento para brilhar, ao sair da 77ª edição dos prémios de cinema BAFTA como o grande vencedor da noite deste domingo (18 de fevereiro). A obra cinematográfica dirigida por Christopher Nolan conquistou sete estatuetas das 13 categorias para as quais estava nomeado.
A produção, que mergulha na vida complexa do físico J. Robert Oppenheimer – um dos arquitetos da bomba atómica –, não só levou para casa o cobiçado prémio de “Melhor Filme”, mas também foi honrado com as estatuetas de “Melhor Realizador”, para Christopher Nolan, e de “Melhor Ator Principal”, atribuído a Cillian Murphy pela sua interpretação magistral. Para além destes prémios prestigiantes, ‘Oppenheimer’ foi ainda aclamado como “Melhor Banda Sonora Original”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Edição” e “Melhor Ator Secundário”, pela performance de Robert Downey Jr..
Oh boy! Cillian Murphy collects his Leading Actor BAFTA for Oppenheimer 🙌 #EEBAFTAs pic.twitter.com/M5pjKhtrqZ
— BAFTA (@BAFTA) February 18, 2024
Enquanto isso, ‘Pobres Criaturas’ também brilhou na noite londrina com a sua própria luz ao conquistar cinco prémios BAFTA, incluindo o de “Melhor Caracterização”, o de “Melhor Guarda-Roupa”, o de “Melhor Direção Artística” e o de “Melhores Efeitos Visuais”. Já o talento de Emma Stone foi reconhecido com a estatueta de “Melhor Atriz Principal” graças à sua atuação neste filme, dirigido por Yorgos Lanthimos, que se destaca pela sua originalidade e abordagem única.
Your Leading Actress winner is Emma Stone! #EEBAFTAs pic.twitter.com/Gyk48SQXrZ
— BAFTA (@BAFTA) February 18, 2024
A competição saudável entre estes dois filmes tem sido um dos grandes destaques nos vários prémios do mundo da sétima arte, como foi o caso dos Globos de Ouro e como será no próximo dia 10 de março no evento dos Óscares, onde ‘Oppenheimer’ lidera com 13 nomeações e ‘Pobres Criaturas’ surge com 11 indicações nas principais categorias.
Na noite deste domingo (18 de fevereiro), outros filmes também receberam o devido reconhecimento nos prémios BAFTA, como ‘A Zona de Interesse’ (“Melhor Filme Britânico”, “Melhor Som” e “Melhor Filme em Língua Não Inglesa”), ‘Os Excluídos’ (“Melhor Atriz Secundária” – Da’Vine Joy Randolph – e “Melhor Elenco”), ‘O Rapaz e a Garça’ (“Melhor Filme de Animação”) e ‘Anatomia de Uma Queda’ (“Melhor Argumento Original”).
[Clique aqui para conhecer todos os vencedores da 77ª edição dos BAFTA]