Os Óscares vão ser realizados em Hollywood (Los Angeles), no dia 10 de março, e existem dois nomes portugueses entre os nomeados.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, esta terça-feira (23 de janeiro), os nomeados para os Óscares de 2024, os prestigiados e mais cobiçados prémios da indústria cinematográfica. A 96ª edição dos Óscares vai ocorrer no próximo dia 10 de março no Dolby Theatre de Hollywood (Los Angeles, Estados Unidos da América) e será novamente apresentada e conduzida por Jimmy Kimmel.
Com um total de 13 nomeações, ‘Oppenheimer’ de Christopher Nolan é o filme com mais nomeações para os Óscares de 2024. “Melhor Filme”, “Melhor Realização” (Christopher Nolan), “Melhor Ator” (Cillian Murphy), “Melhor Ator Secundário” (Robert Downey Jr. e Emily Blunt), “Melhor Argumento Adaptado”, “Melhor Montagem”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Som”, “Melhor Cenografia”, “Melhor Banda Sonora Original”, “Melhor Guarda-Roupa” e “Melhor Caracterização” são as categorias para a história biográfica do criador da primeira bomba atómica.
No segundo posto da lista de filmes com mais nomeações para 96ª edição dos Óscares surge o filme realizado por Yorgos Lanthimos, ‘Pobres Criaturas’, com 11 nomeações, mais uma do que o filme do icónico realizador Martin Scorsese, ‘Os Assassinos da Lua das Flores’, que fecha o pódio dos filmes com mais indicações para o evento que irá ocorrer no arranque do mês de março deste ano.
Apesar de ter sido o maior sucesso de bilheteira de 2023, o filme ‘Barbie’ obteve apenas oito nomeações para os Óscares, entre eles o de “Melhor Filme”. No entanto, o destaque vai para as ausências de Greta Gerwig, na categoria de “Melhor Realização”, e de Margot Robbie, na categoria de “Melhor Atriz”.
A destacar também a presença dos portugueses Joaquim dos Santos e de Carminho, que têm o seu nome inscrito nas categorias de “Melhor Filme de Animação” e de “Melhor Banda Sonora Original”, respetivamente. Joaquim dos Santos é um dos realizadores, juntamente com Kemp Powers e Justin K. Thompson, do filme ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’, enquanto que a fadista Carminho tem no filme ‘Pobres Criaturas’ um fado (“O quarto”) interpretado por si.
Lista dos nomeados para a 96ª edição dos Óscares
“Melhor Filme“:
- ‘American Fiction’;
- ‘Anatomia de Uma Queda’;
- ‘Barbie’;
- ‘Os Excluídos’;
- ‘Os Assassinos da Lua das Flores’;
- ‘Maestro’;
- ‘Oppenheimer’;
- ‘Vidas Passadas’;
- ‘Pobres Criaturas’;
- ‘A Zona de Interesse’.
“Melhor Ator“:
- Bradley Cooper (‘Maestro’);
- Colman Domingo (‘Rustin’);
- Paul Giamatti (‘Os Excluídos’);
- Cillian Murphy (‘Oppenheimer’);
- Jeffrey Wright (‘American Fiction’).
“Melhor Atriz“:
- Annette Bening (‘Nyad’);
- Lily Gladstone (‘Os Assassinos da Lua das Flores’);
- Sandra Hüller (‘Anatomia de Uma Queda’);
- Carey Mulligan (‘Maestro’);
- Emma Stone (‘Pobres Criaturas’).
“Melhor Ator Secundário“:
- Sterling K. Brown (‘American Fiction’);
- Robert De Niro (‘Os Assassinos da Lua das Flores’);
- Robert Downey Jr. (‘Oppenheimer’);
- Ryan Gosling (‘Barbie’);
- Mark Ruffalo (‘Pobres Criaturas’).
“Melhor Atriz Secundária“:
- Emily Blunt (‘Oppenheimer’);
- Danielle Brooks (‘A Cor Púrpura’);
- America Ferrera (‘Barbie’);
- Jodie Foster (‘Nyad’);
- Da’Vine Joy Randolph (‘Os Excluídos’).
“Melhor Realização“:
- ‘Anatomia de Uma Queda’, de Justine Triet;
- ‘Os Assassinos da Lua das Flores’, de Martin Scorsese;
- ‘Oppenheimer’, de Christopher Nolan;
- ‘Pobres Criaturas’, de Yorgos Lanthimos;
- ‘A Zona de Interesse’, de Jonathan Glazer.
“Melhor Filme Internacional“:
- ‘Eu, Capitão’ (Itália), de Matteo Garrone;
- ‘Dias Perfeitos’ (Japão), de Wim Wenders;
- ‘A Sociedade da Neve’ (Espanha), de Juan Antonio Bayone;
- ‘A Sala de Professores’ (Alemanha), de Ilker Çatak;
- ‘A Zona de Interesse’ (Reino Unido), de Jonathan Glazer.
“Melhor Filme de Animação“:
- ‘O Rapaz e a Garça’, de Hayao Miyazaki;
- ‘Elemental’, de Peter Sohn;
- ‘Nimona’, de Nick Bruno e Troy Quane;
- ‘Robot Dreams’, de Pablo Berger;
- ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’, de Joaquim dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson.
“Melhor Curta-Metragem“:
- ‘The After’, de Misan Harriman;
- ‘Invincible’, de Vincent René-Lortie;
- ‘Knight of Fortune’, de Lasse Lyskjaer Noer;
- ‘Red, White and Blue’, de Nazrin Choudhury;
- ‘A Incrível História de Henry Sugar’, de Wes Anderson.
“Melhor Curta-Metragem de Animação“:
- ‘Letter to a Pig’, de Tal Kantor;
- ‘Ninety-Five Senses’, de Jerusha Hess e Jared Hess;
- ‘Our Uniform’, de Yegane Moghaddam;
- ‘Pachyderme’, de Stéphanie Clément;
- ‘War is Over! Inspired by the Music of John & Yoko’, de Dave Mullins.
“Melhor Curta-Metragem Documental“:
- ‘The ABCs of Book Banning’, de Trish Adlesic, Nazenet Habtezghi;
- ‘The Barber of Little Rock’, de John Hoffman e Christine Turner;
- ‘Island In Between’, de S. Leo Chiang;
- ‘The Last Repair Shop’, de Ben Proudfoot e Kris Bowers;
- ‘Nai Nai & Wài Pó’, de Sean Wang.
“Melhor Argumento Original“:
- ‘Anatomia de Uma Queda’, de Justine Triet e Arthur Harari;
- ‘Os Excluídos’, de David Hemingson;
- ‘Maestro’, de Bradley Cooper e Josh Singer;
- ‘May December: Segredos de Um Escândalo’, de Samy Burch e Alex Mechanik;
- ‘Vidas Passadas’, de Celine Song.
“Melhor Argumento Adaptado“:
- ‘American Fiction’, de Cord Jefferson;
- ‘Barbie’, de Greta Gerwig e Noah Baumbach;
- ‘Oppenheimer’, de Christopher Nolan;
- ‘Pobres Criaturas’, Screenplay by Tony McNamara;
- ‘A Zona de Interesse’, de Jonathan Glazer.
“Melhor Documentário“:
- ‘Bobi Wine: The People’s President’, de Moses Bwayo e Christopher Sharp;
- ‘The Eternal Memory’, de Maite Alberdi;
- ‘Four Daughters’, de Kaouther Ben Hania;
- ‘To Kill a Tiger’, de Nisha Pahuja;
- ’20 Days in Mariupol’, de Mstyslav Chernov.
“Melhor Canção Original“:
- ‘The Fire Inside’, em ‘Flamin’ Hot’ – música e letra de Diane Warren;
- ‘I’m Just Ken’, em ‘Barbie’ – música e letra de Mark Ronson e Andrew Wyatt;
- ‘It Never Went Away’, em ‘American Symphony’ – música e letra de Jon Batiste e Dan Wilson;
- ‘Wahzhazhe’, em ‘Os Assassinos da Lua das Flores’ – música e letra de Scott George;
- ‘What Was I Made For?’, em ‘Barbie’ – música e letra de Billie Eilish e Finneas O’Connel.
“Melhor Banda Sonora Original“:
- ‘American Fiction’, Laura Karpman;
- ‘Indiana Jones e o Marcador do Destino’, John Williams;
- ‘Os Assassinos da Lua das Flores’, Robbie Robertson;
- ‘Oppenheimer’, Ludwig Goransson;
- ‘Pobres Criaturas’, Jerskin Fendrix.
“Melhor Caracterização“:
- ‘Golda’;
- ‘Maestro’;
- ‘Oppenheimer’;
- ‘Pobres Criaturas’;
- ‘A Sociedade da Neve’.
“Melhor Guarda-Roupa“:
- ‘Barbie’;
- ‘Os Assassinos da Lua das Flores’;
- ‘Napoleão’;
- ‘Oppenheimer’;
- ‘Pobres Criaturas’.
“Melhor Montagem“:
- ‘Anatomia de uma Queda’, Laurent Sénéchal;
- ‘Os Excluídos’, Kevin Trent;
- ‘Os Assassinos da Lua das Flores’, Thelma Schoonmaker;
- ‘Oppenheimer’, Jennifer Lame;
- ‘Pobres Criaturas’, Yorgos Mavropsaridis.
“Melhor Direção de Fotografia“:
- ‘El Conde’, Edward Lachman;
- ‘Os Assassinos da Lua das Flores’, Rodrigo Prieto;
- ‘Maestro’, Matthew Libatique;
- ‘Oppenheimer’, Hoyte van Hoytema;
- ‘Pobres Criaturas’, Robbie Ryan.
“Melhores Efeitos Visuais“:
- ‘The Creator’;
- ‘Godzilla Minus One’;
- ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’;
- ‘Missão Impossível – Ajuste de Contas: Parte Um’;
- ‘Napoleão’.
“Melhor Som“:
- ‘The Creator’, Ian Voigt, Erik Aadahl, Ethan Van der Ryn, Tom Ozanich e Dean Zupancic;
- ‘Maestro’, Steven A. Morrow, Richard King, Jason Ruder, Tom Ozanich e Dean Zupancic;
- ‘Missão Impossível – Ajuste de Contas: Parte Um’, Chris Munro, James H. Mather, Chris Burdon e Mark Taylor;
- ‘Oppenheimer’, Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo e Kevin O’Connell;
- ‘A Zona de Interesse’, Tarn Willers e Johnnie Burn.
“Melhor Design de Produção“:
- ‘Barbie’;
- ‘Os Assassinos da Lua das Flores’;
- ‘Napoleão’;
- ‘Oppenheimer’;
- ‘Pobres Criaturas’.